114ª Festa do Morro da Conceição terá esquema especial de trânsito da CTTU

28.11.18 - 16H33

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou operação especial de trânsito para acompanhar a 114ª Festa do Morro da Conceição, que tem início nesta quinta-feira (29) e segue até o sábado (8), no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. As ações da CTTU terão início ao meio-dia desta quinta-feira (29) e devem seguir até meio-dia do domingo (9). No total, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação.

Além disso, para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as procissões, apresentações e homenagens a Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão monitorados partir da quinta-feira (29), entre 17h e 1h. Apenas a partir das 6h da quinta-feira (6), as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h do domingo (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

Além dos bloqueios, a CTTU também vai realizar três operações especiais de trânsito durante as procissões da Bandeira, do Terço dos Homens e de Encerramento, realizadas nos dias 29 de novembro, 2 e 8 de dezembro, respectivamente.

Durante a Procissão da Bandeira, marcada para as 18h da quinta-feira (29), a CTTU vai montar bloqueios itinerantes e disponibilizar 15 batedores para acompanhar os fiéis, que irão sair da Praça da Macaxeira, seguir pela a Avenida Norte, no sentido Centro, até o Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara.

No domingo (2), a Romaria do Terço dos Homens, que tem início às 17h, será acompanhada por dois batedores e uma viatura da CTTU. Os bloqueios serão realizados à medida em que os fiéis sigam o trajeto da procissão, que tem início na Rua da Harmonia, próximo à Igreja da Harmonia, em direção ao Morro da Conceição, passando por trecho da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. Já a Procissão de Encerramento, com início às 15h da sábado (8), será acompanhada por 25 batedores da CTTU.

Os bloqueios serão itinerantes, sendo montados e desfeitos conforme a passagem dos fiéis, que saem da Avenida Cais do Apolo, na altura da sede da Prefeitura do Recife, em direção ao Morro da Conceição, passando pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte.

RECOMENDAÇÕES - A CTTU aconselha que os participantes cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e a oferta de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pod-e receber uma multa que varia entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou R$ 195,23 (cinco pontos na CNH).