Aplicativo "Zona Azul Recife" fica disponível para download nesta terça-feira (25)

25.06.19 - 13H41
Aplicativo "Zona Azul Recife" fica disponível para download nesta terça-feira (25)

Andréa Rêgo Barros/PCR

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS e poderá ser utilizado a partir do dia 1º de julho, quando a Zona Azul Digital entrará em vigor


A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) disponibiliza, nesta terça-feira (25), o aplicativo “Zona Azul Recife” para download nos sistemas Android e IOS. O aplicativo será utilizado pelo cidadão para compra de cartões de Zona Azul digital, que deverão ser utilizados a partir da próxima segunda-feira (1º). Com essa modernização, o condutor de carro ou motocicleta terá autonomia para ativar vaga e será acionado pelo aplicativo 15 minutos antes do término de permanência da vaga. As folhas de Zona Azul impressas ainda poderão ser utilizadas pelo cidadão até 31 de julho.

O usuário que quiser estacionar em uma das vagas de Zona Azul distribuídas pela cidade do Recife deverá fazer o download do aplicativo e, ao abrir o programa, cadastrar dados pessoais como nome, data de nascimento, número de contato e CPF, senha pessoal e a forma de pagamento, além da placa do veículo. O sistema permite o cadastro de até três placas. Para ativar a vaga de Zona Azul, o usuário deve escolher entre uma das placas cadastradas e clicar no botão “ativar”.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, esclarece que o aplicativo não é o único meio para adquirir o cartão digital de Zona Azul. “Além do aplicativo, o cidadão poderá comprar o cartão digital por meio dos pontos de venda existentes, basta que o usuário se dirija ao local, informe a placa do veículo e escolha a forma de pagamento, que poderá ser no débito, crédito ou em dinheiro. A partir daí, será emitido um comprovante de pagamento e a vaga já estará ativada - sem a necessidade de voltar ao veículo”, explica a gestora.

As folhas de Zona Azul impressas poderão ser utilizadas até o dia 31 de julho. A partir de 1º de agosto, a Zona Azul no Recife será exclusivamente digital. Os condutores que ainda possuírem as folhas impressas e desejarem realizar a troca por cartões digitais deverão comparecer a CTTU no período entre 1º de julho até 1º de agosto. A sede da CTTU fica na Rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

ZONA AZUL – Atualmente, Recife conta com mais de 3.200 vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3,00. A multa pra quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Categoria de Artigo