CTTU divulga esquemas especiais de trânsito para eventos neste fim de semana

05.07.19 - 15H00
CTTU divulga esquemas especiais de trânsito para eventos neste fim de semana

Mais de 50 agentes de trânsito acompanharão as programações para garantir a segurança viária do público

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão nesta sexta-feira (5), sábado (6) e domingo (7). A programação envolve, entre outros, uma partida de futebol e uma corrida na Zona Sul da cidade. Ao todo, mais de 50 agentes acompanharão os eventos para garantir a segurança viária do público e dos demais cidadãos. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão 24h monitorando os principais corredores viários da cidade.

Nesta sexta-feira (5), acontecerá a partida de futebol entre Santa Cruz e Ferroviário, às 20h, no Estádio José do Rêgo Maciel, no bairro do Arruda. As operações de interdição e monitoramento da área terão início às 17h e vão contar com uma equipe de agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas. A CTTU fará interdições nas principais vias de acesso ao estádio, como a Rua das Moças e a Avenida Professor José dos Anjos, no trecho compreendido entre a Rua Petronila Botelho e a Avenida Beberibe. O monitoramento tem como objetivo garantir mais segurança no deslocamento dos pedestres, viabilizar o tráfego na localidade e facilitar a chegada dos torcedores ao estádio. Também serão montados pontos de monitoramento nas vias do entorno do estádio e, em caso de necessidade, os agentes de trânsito poderão ampliar os bloqueios na região. A ação deve acontecer até às 23h, horário previsto para a dispersão total do público.

No sábado (6), o bairro do Poço da Panela recebe o Panela Jazz. Para viabilizar o evento, que acontece nas imediações da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a CTTU irá monitorar as vias do entorno e restringir o acesso de veículos ao local apenas a moradores a partir das 14h até a 0h.   

Já no domingo (7), acontece a corrida Circuito das Estações - Etapa Inverno com percursos de 5 km e 10 km. A largada será no estacionamento do  Shopping RioMar. Em seguida, os participantes seguirão pela Ponte Paulo Guera e pista oeste da Via Mangue até a altura do Supermercado Extra. Retornarão pelo mesmo percurso até a Ponte Paulo Gerra e seguirão pela Rua Capitão Temudo, Avenida Engenheiro José Estelita até as proximidades do Viaduto das Cinco Pontas, onde retornarão pelo mesmo percurso até o Shopping Rio Mar. 

Os condutores que desejarem acessar ou circular pela área central da cidade deverão ficar atentos aos bloqueios e desvios montados pela CTTU para a viabilização da corrida, que acontecerão das 6h às 12h. Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José estará bloqueado na altura do Cabanga Iate Clube, os condutores oriundos da Zona Sul deverão seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o centro da cidade. A alça de acesso ao Viaduto das Cinco Pontas também estará bloqueada. Por isso, os condutores deverão utilizar a Rua Imperial como rota alternativa. 

Ainda no domingo (7), acontecerá a IX Festa em Homenagem ao Divino Pai Eterno, que acontecerá das 14h às 20h, no bairro de Areias. Na ocasião, os fiéis sairão da Rua Capitão João Pontes e farão o seguinte percurso: Rua Capitão Gregório de Albuquerque, Rua Álvaro Fragoso, Rua Capitão Felipe Ferreira, Rua Capitão Gregório Caldas, Rua Tenente Felipe Bandeira Melo, Rua Capitão Jacinto da Cruz, Rua Frei Manuel Calado, Rua Capitão Gregório de Albuquerque e Rua Capitão Domingos da Costa. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

RECOMENDAÇÕES – A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Categoria de Artigo