CTTU implanta implanta novo sentido de circulação na Avenida Afonso Olindense

04.05.18 - 11H04
Afonso Olindense CTTU intervenção trânsito tráfego
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar uma nova circulação na Zona Oeste da cidade a partir deste sábado (5). O projeto consiste na implantação de mão dupla na Avenida Afonso Olindense, no trecho entre a Rua Rodrigues Ferreira até a Avenida Caxangá. Com a medida, os condutores oriundos dos bairros da Várzea e Cidade Universitária terão mais um acesso para seguir pela Avenida Caxangá nos dois sentidos. A implantação acontece após um período de testes realizados desde novembro de 2017, sempre das 15h30 às 18h30, com apoio dos orientadores de trânsito.
 
Antes, os condutores que seguiam na Avenida Afonso Olindense, em direção à Avenida Caxangá, apenas conseguiam acessá-la através da Rua Rodrigues Ferreira. Agora, a Afonso Olindense passa a ser mão dupla também no trecho entre a Rua Rodrigues Ferreira e Avenida Caxangá, dando aos condutores uma nova alternativa para acessar a Avenida Caxangá em direção aos bairros da Várzea e Dois Irmãos e ao município de Camaragibe. Para que o movimento seja possível, haverá a remoção dos gelos baianos do canteiro central da Caxangá e a implantação de conjunto semafórico no local. Outro semáforo será instalado na intercessão da Afonso Olindense com a Rodrigues Ferreira. Os novos equipamentos vão permitir aos condutores realizar os movimentos com segurança, além de garantir tempo para a travessia dos pedestres. 
 
De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, os ganhos na fluidez para os condutores que trafegam na Avenida Afonso Olindense é notório desde a fase de testes. "Com o auxílio de orientadores de trânsito, pudemos experimentar a intervenção durante cerca de seis meses. Nesse período, foi possível observar a diminuição na retenção da via para os condutores que seguiam em direção à Av. Caxangá. Por isso, decidimos efetivar a ação e implantar o novo acesso, beneficiando principalmente a maioria dos condutores que utilizavam a Rua Rodrigues Ferreira para seguir para o município de Camaragibe, ou para os bairros da Várzea ou Dois Irmãos", conclui. 
 
A CTTU também vai implantar toda a sinalização horizontal e vertical para regulamentar a intervenção. Além disso, durante a primeira semana da ação, um efetivo de agentes e orientadores de trânsito será destacado para auxiliar os condutores e evitar o cometimento de infrações na área. 
 
OUTRAS MUDANÇAS – A mudança faz parte de um conjunto de ações implantadas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo para garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos. Desde o início da gestão, em 2013, já foram implantadas mais de 100 intervenções no trânsito do Recife. 
Categoria de Artigo