CTTU implanta nova circulação na Encruzilhada a partir deste sábado

10.07.18 - 11H20
intervenção CTTU Encruzilhada mudança trânsito

Neste sábado (14), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar mais uma alteração de circulação visando melhorar a mobilidade na Avenida Norte. Dessa vez, as mudanças serão realizadas no Largo Comercial da Encruzilhada e consistem na implantação de sentido único de circulação em trecho da Avenida João de Barros e nas ruas Alfredo de Castro e José de Sá Carneiro.

Com a nova circulação, a Avenida João de Barros, no trecho entre a rua Castro Alves e a Rua Conselheiro Portela, passa a ser mão única em direção ao bairro do Espinheiro. Dessa forma, os condutores oriundos da Estrada de Belém e da Avenida Beberibe poderão acessar a Avenida Norte também no sentido Centro. Equipes da Prefeitura do Recife vão realizar um trabalho de divulgação a partir da quinta-feira (12), distribuindo material informativo nos principais pontos de interesse da mudança.

Os condutores que utilizam a Avenida João de Barros para acessar o Largo da Encruzilhada, a Avenida Beberibe ou a Estrada de Belém, deverão girar à direita na Rua Alfredo de Castro e cruzar a nova interseção implantada na Avenida Norte. Depois, será preciso seguir em frente até a Rua José de Sá Carneiro e girar à esquerda na Rua Castro Alves até o Largo da Encruzilhada e demais destinos. Um semáforo entrará em operação nessa nova interseção com o objetivo de ordenar os veículos e garantir mais segurança dos condutores e pedestres. A Estrada de Belém não sofre alterações, permanecendo mão dupla e dando a opção ao condutor de seguir em direção ao bairro de Campo Grande ou Espinheiro.

Algumas linhas de ônibus que trafegam pela área sofrerão alterações devido à intervenção. As linhas oriundas da Estrada de Belém, no sentido Centro, passam a contar com um novo ponto, que será instalado no canteiro central do Largo da Encruzilhada. Os ônibus oriundos da Avenida Beberibe continuarão atendendo normalmente ao ponto já existente em frente ao Mercado da Encruzilhada. Já o ponto atualmente localizado na Avenida João de Barros, na altura do Colégio Saber Viver, será transferido para a Rua Alfredo de Castro. Essas mudanças serão realizadas pelo Grande Recife Consórcio de Transportes.

Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a Avenida Norte é objeto contínuo de estudo por se tratar de um importante corredor viário do Recife. "Essa é a quinta intervenção a ser implantada com o intuito de melhorar o tráfego nos cruzamentos da Avenida Norte e em via adjacentes. A via em sendo beneficiada com novos planos de circulação desde fevereiro de 2017, como a eliminação dos giros à esquerda nos cruzamentos com a avenida Professor José dos Anjos, e as mudanças de circulação nos cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá e em vias próximas à Praça Castro Alves", afirma.

Para regulamentar a intervenção, a CTTU vai realizar a manutenção de toda a sinalização horizontal, incluindo 26 faixas de pedestres e 73 placas de sinalização vertical. Equipes de agentes e orientadores de trânsito serão destacados para os principais pontos de mudanças com o intuito de orientar condutores e pedestres que circulam na área. Além disso, materiais informativos também serão distribuídos para pedestres e condutores a partir da quinta-feira (12).