CTTU implanta novas vagas de Zona Azul no Bairro da Ilha do Leite

19.09.19 - 15H26
CTTU implanta novas vagas de Zona Azul no Bairro da Ilha do Leite

Fotos: Marcos Pastich/PCR

A ação faz parte da intervenção da nova Zona 30 no bairro, cujo objetivo é garantir mais segurança viária para pedestres e ciclistas e promover a mobilidade consciente


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar novas vagas de Zona Azul na Ilha do Leite, na área central da cidade. A partir da próxima segunda-feira (23), cerca de 220 vagas rotativas serão regulamentadas com o tempo de 5 horas de permanência nas ruas Senador José Henrique, Frei Matias Teves, Francisco Alves, Estado de Israel, Jornalista Trajano Chacon, Antônio Gomes de Freitas, Elvira Carreira de Oliveira e General Joaquim Inácio. A iniciativa tem o objetivo de garantir a rotatividade das vagas de estacionamento disponibilizadas no espaço público.

A área da Zona 30, que está em fase de implantação no bairro, consiste em um conjunto de medidas que têm o objetivo de promover um espaço mais equitativo entre pedestres e todos os modais que utilizam as vias. Com base no conceito de “trânsito calmo”, a iniciativa pretende valorizar a mobilidade consciente, promovendo segurança viária e democratização dos espaços públicos.

De um total de 220 vagas de estacionamento rotativo, 5% serão destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiência, atendendo às exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que representam nove e cinco vagas respectivamente. Para as motocicletas, existem cerca de 45 vagas. Além disso, das vagas de estacionamentos já existente em área pública, seis delas darão espaços a paraciclos capazes de abrigar, ao todo, 50 bicicletas. 

Para garantir a rotatividade das vagas de estacionamento existentes nessas vias da Ilha do Leite, a CTTU irá regulamentar a implantação de Zona Azul, realizando a sinalização horizontal e vertical de todas as vias envolvidas. As vagas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h, e podem ser ativadas pelo aplicativo ”Zona Azul Digital Recife”, disponível nas plataformas Android e IOS para download gratuito; ou em pontos de venda existentes na área - já credenciados pela empresa responsável pelo gerenciamento do serviço, a Serttel.

Para ativar a vaga pelo smartphone, o usuário deve cadastrar a placas do veículo que utiliza, realizar a compra de um cartão de Zona Azul digital (utilizando cartão de crédito ou débito), escolher o tempo de permanência conforme sinalização indicativa na via e, por fim, confirmar a ativação. Ao utilizar o aplicativo, o usuário receberá uma notificação quando o seu tempo de permanência estiver acabando e poderá fazer a renovação da mesma vaga por apenas mais uma vez.

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte, Boa Viagem e Derby. A ativação das vagas pode ser realizada por meio do aplicativo Zona Azul Digital Recife, ou pelos pontos de vendas físicos existentes na cidade. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização regulamentada nos locais, custando R$ 3, invariavelmente. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação; e o veículo está passível de remoção ao depósito.    

Categoria de Artigo