CTTU implanta sentido único em vias do bairro do Espinheiro a partir deste sábado (11)

09.05.19 - 16H12

Intervenção viária torna mão única as ruas Marquês do Paraná e Alfredo de Medeiros

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), implanta mais uma intervenção de circulação viária na cidade. A partir do próximo sábado (11), as ruas Marquês do Paraná e Alfredo de Medeiros, no bairro do Espinheiro, passam a ter sentido único de circulação. Além de garantir a segurança viária do pedestre, a ação também visa melhorar o tráfego para o condutor com interesse em acessar o bairro da Encruzilhada.

Com a mudança, a Rua Marquês do Paraná passa a ser mão única no trecho entre a Avenida João de Barros e a Avenida Norte. Dessa forma, para acessar o sentido oposto, no trecho da via localizado entre as ruas Dr. Fernando Alain e Gomes Pacheco, o condutor que está Rua Guadalupe deverá seguir em frente da Rua Gomes Pacheco, girar à esquerda na Rua Afonso Batista e à esquerda novamente na Rua Alfredo de Carvalho, para acessar a Rua Marquês do Paraná. Já para acessar o trecho localizado entre a Avenida João de Barros e Rua Dr. Fernando Alain, o condutor que está na Rua Alfredo de Carvalho deverá seguir em frente na Rua Dr. Fernando Alain, girar à direita na pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães e à direita novamente na Avenida João de Barros.

A outra mudança será na Rua Alfredo de Medeiros, que passa a ser mão única em direção à Rua da Hora. Com isso, os condutores oriundos da Avenida João de Barros com intenção de acessar a Rua Alfredo de Medeiros deverão girar à direita mais à frente na Rua Afonso Batista e girar novamente à direita na Rua Alfredo de Carvalho. Um semáforo será implantado na Avenida João de Barros, entre as ruas da Hora e Alfredo de Medeiros, para ordenar os movimentos dos condutores e garantir mais segurança viária ao pedestre.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação de mão única nas vias irá melhorar o tráfego do condutor que segue na Avenida João de Barros com interesse em acessar o bairro da Encruzilhada. "A intervenção permite também a distribuição das linhas de ônibus oriundas da Avenida João Barros e Rua do Espinheiro que circulam na Rua Alfredo de Carvalho em direção à Rua Castro Alves", disse.

Placas de sinalização e faixas de pedestres serão implantadas ou requalificadas para regulamentar a mudança de circulação nas vias e o disciplinamento do estacionamento na área. Equipes de agentes e orientadores de trânsito serão destacados para os principais pontos da intervenção com o intuito de orientar condutores e pedestres que circulam na área. Nesta quinta-feira (9), materiais informativos começaram a ser distribuídos na área para informar os cidadãos sobre as mudanças.

OUTRAS MUDANÇAS – A mudança de circulação nas ruas Marquês do Paraná e Alfredo de Medeiros, faz parte de um conjunto de ações implantadas pela CTTU que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes para garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos. Desde o início da gestão, em 2013, já foram implantadas mais de 130 intervenções no trânsito do Recife.