CTTU monta esquemas de trânsito para eventos neste fim de semana

12.07.19 - 13H12
CTTU monta esquemas de trânsito para eventos neste fim de semana

Mais de 70 agentes de trânsito acompanharão corridas e uma partida de futebol

A Autarquia Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão neste sábado (13) e domingo (14), que envolvem atividades esportivas. Ao todo, mais de 70 agentes de trânsito acompanharão as programações e, além disso, a Central de Operações de trânsito estará de plantão por 24h monitorando os principais corredores viários da cidade.

No sábado (13), a partir das 16h, acontecerá a Corrida Show Duramais, no Centro do Recife. A CTTU montou um esquema especial de trânsito para a passagem segura do público. A previsão para o término dos bloqueios é às 20h. O percurso terá início no Cais da Alfândega e seguirá pela Ponte Giratória, Cais Santa Rita, Viaduto do Forte das Cinco Pontas, Cais José Estelita, onde o público fará o retorno e seguirá, novamente, para o Forte das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, Ponte Giratória, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, onde retornará e seguirá pela Avenida Militar, Avenida Alfredo Lisboa e Cais da Alfândega.

Para viabilizar a segurança viária do público e dos condutores, alguns bloqueios serão feitos pelos agentes de trânsito. O primeiro será no Cais José Estelita, os condutores que vêm da Zona Sul da cidade deverão seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o centro. A Ponte Buarque de Macedo também será bloqueada, os condutores que vêm pela Praça da República deverão girar à direita na Rua do Imperador Dom Pedro II. A Avenida Martins de Barros também será bloqueada e o desvio será à esquerda na Rua Siqueira Campos. Quem vem no Cais do Apolo em direção ao subúrbio deverá fazer o retorno na própria via. Já os condutores que vêm pela Rua do Peixoto, no bairro de São José, serão desviados para Avenida Imperial.

No domingo (14), acontecerá outra corrida, dessa vez na Zona Sul da cidade. Os atletas sairão da Avenida Boa Viagem, na altura do 2º Jardim e seguirão até o fim da via para acessar a Rua Comendador Morais e a Avenida Brasília Formosa, até o Parque das Esculturas. Na ocasião, agentes de trânsito farão o bloqueio apenas das faixas da direita nas vias do percurso para garantir a passagem segura do público e a mobilidade dos veículos. A previsão para o término é às 13h.  

Ainda no domingo (14), às 18h, acontecerá o jogo entre Santa Cruz e Botafogo/PB, no estádio José do Rêgo Maciel, no Bairro do Arruda. As operações de interdição e monitoramento da área terão início às 15h e vão contar com uma equipe de agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas. A Autarquia fará interdições nas principais vias de acesso ao estádio, como a Rua das Moças e a Avenida Professor José dos Anjos, no trecho compreendido entre a Rua Petronila Botelho e a Avenida Beberibe. O monitoramento tem como objetivo garantir mais segurança no deslocamento dos pedestres, viabilizar o tráfego na localidade e facilitar a chegada dos torcedores ao estádio. Também serão montados pontos de monitoramento nas vias do entorno do estádio e, em caso de necessidade, os agentes de trânsito poderão ampliar os bloqueios na região. A ação deve acontecer até as 21h, horário previsto para a dispersão total do público.

RECOMENDAÇÕES – A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Categoria de Artigo