CTTU promove Semana Nacional de Trânsito a partir desta terça-feira

17.09.18 - 18H32
CTTU promove Semana Nacional de Trânsito a partir desta terça-feira
Foto: Irandi Souza /PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promove a partir desta terça-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito. Com o tema “Nós somos o trânsito”, a programação deste ano, que segue até o próximo dia 25, contará com ações educativas que têm o objetivo de sensibilizar a população sobre a responsabilidade e o papel que cada um tem no trânsito, seja como condutor, ciclista ou pedestre.

A abertura do evento acontece a partir das 8h desta terça-feira, na Escola Municipal Oswaldo de Lima Filho, no Bairro do Pina, onde serão desenvolvidas atividades para alunos e professores da unidade de ensino. O ato contará também com estudantes da Escola Municipal Menino Jesus. Após um momento de acolhida, a Trupe da CTTU apresentará peça teatral sobre o papel de cada cidadão como integrante de trânsito e ainda sobre a importância de os ciclistas utilizarem os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Na quarta-feira (19), as ações da Semana continuam com uma Blitz Educativa na Avenida Agamenon Magalhães, onde uma equipe de agentes e orientadores de trânsito, além de artistas educadores, distribuirão materiais educativos aos condutores.  A Blitz será montada no sentido Boa Viagem, próximo ao Unicordis, das 9h às 11h. Na parte da tarde, haverá ação para os alunos da Escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar, em Casa Amarela. Já na quinta (20), a Escola Anita Garibaldi, no Bairro da Imbiribeira, recebe ações educativas nos dois turnos.

Na sexta-feira (21), a CTTU irá promover, pela manhã, um evento festivo, na sede da Autarquia, em comemoração ao Dia do Agente de Trânsito, voltado aos servidores do órgão. No mesmo dia, às 14h, haverá novas apresentações dos artistas educadores da CTTU na Escola Municipal Dois Rios, no Ibura.

Já no sábado (22), em alusão ao Dia Sem Meu Carro, será realizada uma programação educativa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, no Econúcleo Jaqueira. Serão montadas esquetes teatrais no local e ainda será feita distribuição de material educativo para os frequentadores do parque voltado à sensibilização sobre o uso consciente dos veículos com o intuito de combater a poluição. A CTTU também realizará ações educativas com foco nas ciclofaixas do Recife. Haverá um evento de conscientização em Setúbal, na Zona Sul do Recife, localidade que receberá intervenções viárias durante os próximos dias.

Na segunda-feira (24), a Escola Municipal Ricardo Gama, em Água Fria, recebe a Trupe da CTTU, que apresentará peça teatral sobre o funcionamento do trânsito e o papel que cada cidadão tem nele, bem como os cuidados que devem ser tomados nas vias urbanas quando se é pedestre, ciclista ou condutor. À tarde, a ação acontecerá na Escola Municipal Divino Espírito Santo, na Caxangá. Na terça-feira (25), haverá mais uma Blitz Educativa na Avenida Agamenon Magalhães, das 9h às 11h, com distribuição de panfletos. Na parte da tarde, a Trupe da CTTU visita o Colégio Visão, no Bairro da Estância.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Educação Para o Trânsito, Francisco Irineu, a Semana Nacional do Trânsito no Recife tem o objetivo de conscientizar a população, sobretudo as crianças, em relação às atitudes que cada um pode ter para tornar o trânsito ainda mais seguro. “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz, no seu Artigo 29, que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas acerca das suas responsabilidades seja como pedestre, ciclista ou condutor”, explica.

A CTTU irá estender as atividades educativas nas escolas das redes pública e privada até a sexta-feira (28). Unidades de ensino como a Escola Municipal Josefina Marinho, no Alto José do Pinho, e Alfaminha, no Bairro da Madalena, receberão as esquetes teatrais da Trupe da CTTU.

A SEMANA - A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, que acontece sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de mobilizar o país na causa da segurança das pessoas no trânsito. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO - RECIFE

Terça-feira (18)

Abertura do evento, às 8h da terça-feira (18), na escola municipal Oswaldo de Lima Filho, no Bairro do Pina.

Quarta-feira (19)

Blitz Educativa, na Avenida Agamenon Magalhães, das 9h às 11h
Ação educativa na escola municipal Draomiro Chaves, Casa Amarela, a partir das 14h.

Quinta-feira (20)

Ação Educativa na escola Anita Garibaldi, no Bairro da Imbiribeira, nos dois turnos.

Sexta-feira (21)

Evento festivo do Dia do Agente de Trânsito na sede da CTTU, em Santo Amaro, a partir das 9h.
Ação Educativa na escola municipal Dois Rios, no Ibura, às 14h.

Sábado (22)

Ação educativa em Setúbal, a partir das 9h.

Segunda-feira (24)

Ação Educativa na escola Ricardo Gama, em Água Fria, às 9h30, e na escola municipal Divino Espírito Santo, na Caxangá, a partir das 14h.

Terça-feira (25)

Blitz Educativa, das 9h às 11h, na Avenida Agamenon Magalhães.
Ação Educativa no colégio Visão, no Bairro da Estância, às 14h.