CTTU realiza ajustes na programação semafórica da Avenida Antônio de Góes

08.02.18 - 14H40

 

A nova programação entra em vigor a partir das 5h30 desta quarta-feira (7) e vai melhorar a fluidez do trânsito na saída dos bairros do Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem

 

A partir das 5h30 desta quarta-feira (7), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar uma nova programação na rede semafórica da Avenida Antônio de Goés. O objetivo é minimizar as retenções no trânsito registradas desde a última segunda-feira (5), quando houve um aumento significativo do volume de carros que circulam na avenida em função do período de volta às aulas. Com a nova programação, quatro dos cinco semáforos implantados ao longo do trecho, que vai do início da Avenida Antônio de Góes (cruzamento da Avenida Boa Viagem com a Avenida Herculano Bandeira) até o Túnel Josué de Castro, vão passar a contar com novos tempos de verde, promovendo a redução na formação de filas de veículos entre um equipamento e outro, principalmente ao longo das avenidas Boa Viagem e Antônio de Góes.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a nova programação semafórica foi pensada com base no novo cenário que se instalou na localidade após o período de férias escolares. “A análise levou em consideração o aumento do volume de veículos e o período de adaptação dos condutores à nova rotina, após a volta às aulas. Optamos por fazer uma distribuição mais equilibrada nos tempos de verde nos equipamentos implantados ao longo da Avenida Antônio de Góes, melhorando a fluidez para os veículos e ao mesmo tempo mantendo a prioridade para o transporte público na Faixa Azul”, concluiu.

De acordo com as contagens volumétricas realizadas pelas equipes técnicas da CTTU, o volume diário de veículos que circulam na Avenida Antônio de Góes chega a cerca de 60 mil. Entre eles, está uma frota de 198 ônibus, que transportam diariamente mais de 93 mil passageiros do transporte público. Com a nova Faixa Azul implantada no local, no início do mês de janeiro, os passageiros foram beneficiados com um aumento de 35% na velocidade média dos ônibus, que passou de 8,31 km/h para 11,25 km/h.

 
Categoria de Artigo