Educação para o Trânsito no Recife

Trânsito no Código de Trânsito Brasileiro é definido como a utilização de vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.

Para sua sustentação, em sua organização três pilares são conhecidos: A ENGENHARIA, área responsável pelo projeto, construção, sinalização e manutenção das vias urbanas e rurais; O ESFORÇO LEGAL, é a área responsável pelas regras, fiscalização, autuação de infratores e aplicação de penalidades de trânsito; e A EDUCAÇÃO, área pela formação e conscientização das pessoas que se deslocam nas vias terrestres.

Atenção, Respeito e Gentileza, valores que são de fundamental importância para a convivência no espaço público, constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem para a percepção do trânsito a partir da compreensão como direito e dever de todos.

Educar para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida e do meio ambiente.

É com esse objetivo que a CTTU realiza um trabalho contínuo de educação para o trânsito com crianças, jovens e adultos. As campanhas educativas têm o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da convivência equitativa no espaço público e o respeito entre os diversos modais, com foco, principalmente, na proteção dos pedestres.