Expresso da Folia vai facilitar o deslocamento dos foliões no Carnaval do Recife

07.02.18 - 15H56
CTTU lança Expresso da Folia. Serviço vai facilitar o deslocamento dos foliões no Carnaval do Recife 2018
Frota de 52 veículos vai levar os foliões ao foco da folia a partir dos shoppings Recife, Tacaruna, Plaza e RioMar
 
 
Sucesso há 17 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar a sua operação no Sábado de Zé Pereira, facilitando a mobilidade dos foliões que vão curtir o Galo da Madrugada. O Expresso Galo vai contar com uma frota de 24 ônibus, enquanto o Expresso da Folia contará com 28 veículos, que vão sair dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público até as ruas próximas ao foco da folia, nos bairros do Recife, Santo Antônio ou São José, a depender do shopping onde o passageiro embarcou. A ação, idealizada e organizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai contar ainda com faixas exclusivas de circulação para os ônibus que fazem as linhas do Expresso nas vias que dão acesso ao bairro do Recife, como a Avenida Cais de Santa Rita e Ponte do Limoeiro.
 
Durante a operação do Expresso Galo, aqueles que embarcarem nos shoppings Plaza e Tacaruna vão descer na Avenida Martins de Barros, próximo ao cruzamento com a Ponte Giratória. Já os que optarem pelos shopping Recife e RioMar vão desembarcar no Cais de Santa Rita (em frente ao edifício Píer Mauricio de Nassau). Os pontos de retorno irão funcionar no mesmo local dos pontos de desembarque. O período de operação dos ônibus será entre 7h às 17h do sábado (10).
 
Já o Expresso da Folia tradicional vai contar com uma frota de 28 ônibus e vai levar os foliões até o Bairro do Recife. Os passageiros que embarcarem nos shoppings Plaza e Tacaruna vão descer na Avenida Cais do Apolo (edifício do Porto Digital). Os que optarem pelos shoppings Recife e RioMar terão o desembarque na Rua Madre de Deus (Livraria Cultura). Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo ponto de desembarque. No sábado (10), o período de operação acontece das 18h às 5h. Já nos demais dias, o serviço estará disponível entre 15h e 5h. O expresso não é oferecido na sexta-feira (9).
 
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o Expresso da Folia se consolidou como a melhor forma de deslocamento durante o carnaval do Recife. "O Expresso é uma forma segura, confortável e rápida de chegar no foco da folia. Além de ter a volta garantida nos pontos de desembarque com organização e pontualidade, os ônibus terão acesso às faixas exclusivas na Avenida Cais de Santa Rita e na Ponte do Limoeiro, dando mais rapidez as viagens. A expectativa é que o público conte com uma frequência de ônibus a cada 15 minutos", concluiu.
 
A passagem do coletivo, tanto no Expresso Galo como no Expresso da Folia, vai custar R$ 10 e vai dar direito à viagem de ida e volta. Os foliões receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa inicial de cada estabelecimento para todo o período de utilização, caso desejem utilizar o estacionamento.
 
COMPRA ANTECIPADA - Com o intuito de proporcionar aos usuários ainda mais conforto e comodidade durante o carnaval, as passagens também podem ser adquiridas de forma antecipada por meio do aplicativo CittaMobi. Nesse caso, o pagamento é feito por cartão de crédito e um valor de R$ 1,00 por passagem será adicionado. Ao concluir o processo de compra, o app irá gerar um QR Code (código de validação) que será apresentado em um dos guichês de troca, localizados nos shoppings participantes, para a retirada de uma pulseira, garantindo que os foliões embarquem nos ônibus com ainda mais facilidade.
 
FOTO: Daniel Tavares/PCR
Categoria de Artigo