Serviço de Credenciamento de Estacionamento Especial para idosos, pessoas com deficiência e gestantes

Idosos, pessoas com deficiência e gestantes que moram no Recife contam com os serviços de pré-credenciamento e agendamento de atendimento para a emissão da Credencial de Estacionamento Especial. Isso significa que para essas pessoas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) oferece agendamento prévio, assegurando mais conforto e pontualidade ao cidadão. O agendamento para o serviço é liberado no dia 15 de cada mês, tendo o cidadão a opção de escolha do dia e do horário para o atendimento no mês seguinte. Por dia, são realizados 60 atendimentos de credenciamento de estacionamento especial na CTTU. 

O atendimento também está descentralizado, através de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O órgão emite a Credencial Especial de Estacionamento nos postos dos shoppings Recife e Tacaruna. O atendimento nesses estabelecimentos pode ser optado pelo cidadão no site do Detran.

Para agendar o serviço na sede da CTTU ou nos postos do Detran, recomendamos que o cidadão, ou representante legal, realize antes o pré-credenciamento. Uma forma simples e rápida de garantir mais agilidade no serviço de atendimento. Após o cadastramento das informações e o agendamento no site, o cidadão deverá se dirigir aos postos, munidos das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, ou habilitação, Comprovante de Residência (desde que não seja conta de telefone móvel) e o laudo médico para as pessoas com deficiências e gestantes (documento deve conter data prevista do parto). A renovação do documento só é feita após o vencimento do mesmo. 

O atendimento na sede da CTTU, localizada na Av. Cruz Cabugá, nº 304, em Santo Amaro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Já nos shoppings Recife e Tacaruna, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 15h.

Clique aqui para realizar o pré-credenciamento

Documentos necessários para aquisição da Credencial  Especial de Estacionamento:

Idoso:
- Cópias do RG;

- Cópia do CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);

- Para receber o benefício da gratuidade no uso das vagas de Zona Azul (vagas rotativas em área pública no Recife): cópia e original de documento do veículo (CRLV) regularizado e em nome de pessoa física.

Pessoa com deficiência, pessoa com mobilidade reduzida e gestantes:
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
- Laudo médico (no caso de gestantes, o documento deve conter data prevista do parto).


*Caso o beneficiário não possa comparecer, é necessário também os documentos do representante legal, além da procuração registrada em cartório.

*Em caso de renovação da Credencial de Estacionamento Especial, é necessário devolver a credencial antiga.