Trupe da CTTU realiza ação educativa em alusão a Semana Nacional de Trânsito 

19.09.19 - 17H34
Trupe da CTTU realiza ação educativa em alusão a Semana Nacional de Trânsito 

A ação aconteceu ao longo da Avenida Cruz Cabugá, apresentando aos pedestres os novos refúgios sinalizados ao longo da via

 


Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Trupe da CTTU esteve, nesta quinta-feira (19), na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, para interagir com pedestres e condutores e apresentar os novos refúgios de pedestres sinalizados ao longo da via. A ação educativa, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), faz parte de um conjunto de atividades que serão promovidas durante a Semana Nacional de Trânsito, que traz como tema "No trânsito, o sentido é a vida". As iniciativas têm o objetivo de chamar atenção sobre a mobilidade consciente e serão realizadas até o dia 30, tanto nos corredores viários, como também nas escolas da rede pública e particular da cidade.

A implantação dos refúgios de pedestres na Avenida Cruz Cabugá consiste no redesenho do espaço viário para ampliar a área segura de travessia do pedestre, garantido mais segurança para quem está a pé. Além disso, a iniciativa também se propõe a alertar os condutores para o respeito aos componentes mais frágeis do trânsito: o pedestres e ciclistas. As áreas verdes de refúgio para pedestres se baseiam no conceito de "trânsito calmo" e também estão implantadas na Avenida Conde da Boa Vista, e na nova Zona 30, em implantação na Ilha do Leite.

A dona de casa Deize da Silva contou que atravessa na Avenida Cruz Cabugá diariamente e comemorou a novidade. "Essa pintura verde com o isolamento para os pedestres trouxe muito mais segurança porque podemos atravessar e esperar sem medo", contou.  

Para apresentar o equipamento à população, a Trupe da CTTU orientou os pedestres e condutores no cruzamento da Avenida Cruz Cabugá com a Avenida Mário Melo, e na altura da Rua Afonso Costa, em frente ao Ginásio Pernambucano. A intervenção também foi implantada nas faixas de pedestres nas intercessões com a Rua Araripina, próximo ao Banco Santander, e com a Rua Vinte e Quatro de Agosto, na altura da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da CTTU, Daniele Monteiro, se faz necessário trabalhar a mobilidade consciente não só com os pedestres, mas também com os condutores. "A Trupe da CTTU conversa e sensibiliza os pedestres sobre a importância de atravessar nas faixas, mas também aborda os motoristas para que eles tenham respeito com a parte mais vulnerável no trânsito, que são pedestres e ciclistas, cuja prioridade está prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB)", ressaltou.

A SEMANA - A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, que acontece sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de mobilizar o país na causa da segurança das pessoas no trânsito. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.    

Categoria de Artigo