Serviço de Credenciamento de Estacionamento Especial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e autistas

Idosos, pessoas com deficiência, gestantes e autistas que moram no Recife contam com os serviços de pré-credenciamento e agendamento de atendimento para a emissão da Credencial de Estacionamento Especial. Isso significa que para essas pessoas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) oferece agendamento prévio, assegurando mais conforto e pontualidade ao cidadão. O agendamento para o serviço é liberado no dia 30 de cada mês (com exceção dos feriados e finais de semana), tendo o cidadão a opção de escolha do dia e do horário para o atendimento no mês seguinte. Por dia, são realizados 90 atendimentos para credenciamento de estacionamento especial na CTTU. 

Credenciamento de estacionamento especial

Como agendar o serviço?

Para agendar o serviço na CTTU recomendamos que o cidadão, ou representante legal, realize antes o pré-credenciamento através do banner abaixo:

 

 

Após o cadastramento das informações e o agendamento no site, o cidadão deverá se dirigir à CTTU portando os seguintes documentos:

  • RG e CPF ou  a CNH (Carteira nacional de habilitação)
  • Comprovante de residência (desde que não seja conta de telefone móvel).
  • Laudo médico para as pessoas com deficiências e gestantes
    (documento deve conter data prevista do parto).

O documento tem prazo de validade?

A credencial, que é válida em todo território nacional, tem validade de dois anos. A renovação do documento só é feita após o vencimento do mesmo.


Eu sou pessoa idosa e com deficiência, preciso ter as duas credenciais?

O idoso tem direito a ter as duas credenciais. A emissão do documento, seja de idoso ou pessoa com deficiência, fica a critério do cidadão.


A credencial garante gratuidade de Zona Azul Digital?

Conforme o Decreto Municipal n.º 32.518, de 31 de maio de 2019, os idosos que possuem credencial de estacionamento especial emitida pela CTTU continuarão recebendo o benefício da gratuidade na utilização das vagas de Zona Azul na capital pernambucana. Para isso, o idoso deve, após agendamento, comparecer à sede da CTTU para realizar o primeiro carregamento das 20 ativações gratuitas vinculadas à placa pré-cadastrada.

Depois da primeira carga, para solicitar os bônus do Zona Azul Digital, basta enviar um e-mail para:
cttuzaidoso@recife.pe.gov.br com fotos da credencial de estacionamento especial e do documento do veículo (CRLV). Os bônus serão emitidos via e-mail, sem a necessidade de o(a) idoso(a) sair de casa.


Documentos necessários para aquisição da Credencial  Especial de Estacionamento:

Idoso:

  • RG;
  • CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel)

*Para receber o benefício da gratuidade no uso das vagas de Zona Azul para idosos (vagas rotativas em área pública no Recife): documento do veículo (CRLV) regularizado e em nome de pessoa física.

Pessoa com deficiência, pessoa com mobilidade reduzida, gestantes e autistas:

  • RG;
  • CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
  • Laudo médico (no caso de gestantes, o documento deve conter data prevista do parto).

ATENÇÃO!

*Só será necessário trazer xérox dos documentos citados acima, se não for possível anexá-los ao sistema, no ato do pré-credenciamento.
*Se o beneficiário não puder comparecer, é necessário também os documentos do representante legal, além de uma procuração registrada em cartório.
*Em caso de renovação da Credencial de Estacionamento Especial, é obrigatório devolver a credencial antiga.

*Os comprovantes de residência devem ser no nome do beneficiário ou parentes de primeiro grau.