Faixa Azul

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)  tem realizado um esforço contínuo para garantir cada vez mais fluidez no trânsito da cidade, adotando como umas das suas principais prioridades as ações voltadas para o transporte público de passageiros. É neste sentido que, em 2013, a CTTU deu início ao projeto Faixa Azul. Atualmente, Recife possui cerca de 30 quilômetros de faixas, localizadas nas avenidas Recife, Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/Engenheiro Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, além das ruas Real da Torre e Cosme Viana.

A Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Além dos ônibus, os táxis do município do Recife também têm acesso aos corredores. Os demais veículos só podem acessá-la quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal mostra aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

FISCALIZAÇÃO - A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da CTTU. Além disso, as faixas localizadas na Avenida Mascarenhas de Moraes e na Avenida Herculano Bandeira possuem equipamentos de fiscalização eletrônica. Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são notificados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para os condutores que desrespeitarem a sinalização é gravíssima, no valor de R$ 243,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Confira mais informações sobre as faixas exclusivas clicando no arquivo abaixo. 

RELATÓRIO DE FAIXAS AZUIS E OUTRAS FAIXAS EXCLUSIVAS PARA TRANSPORTE PÚBLICO