Faixa Azul

Faixa Azul

 

Faixa Azul Agamenon Magalhães
Faixa Azul da Avenida Governador Agamenon Magalhães. | Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

 

      A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)  tem realizado um esforço contínuo para garantir cada vez mais fluidez no trânsito da cidade, adotando como umas das suas principais prioridades as ações voltadas para o transporte público de passageiros. É neste sentido que, em 2013, a CTTU deu início ao projeto Faixa Azul. Atualmente, Recife possui cerca de 61,53 km de corredores exclusivos para transporte público, sendo 45,48 km de Faixa Azul, localizadas nas avenidas Recife, Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/Engenheiro Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, além das ruas Real da Torre e Cosme Viana.

 

A Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Além dos ônibus, os táxis do município do Recife também têm acesso aos corredores. Os demais veículos só podem acessá-la quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal mostra aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.      
Faixa Azul Av. Recife
Faixa Azul da Avenida Recife. | Foto: Marcos Pastich/PCR

FISCALIZAÇÃO - A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da CTTU. Além disso, as faixas localizadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Avenida Herculano Bandeira, na Avenida Caxangá e na Avenida Governador Agamenon Magalhães possuem equipamentos de fiscalização eletrônica. Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são notificados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. Já nas avenidas Caxangá e Governador Agamenon Magalhães, como não há lotes à direita, a notificação é feita ao passar em um equipamento. De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para os condutores que desrespeitarem a sinalização é gravíssima, no valor de R$ 243,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Faixas azuis fiscalizadas por equipamentos eletrônicos:

  • Avenida Mascarenhas de Moraes;
  • Avenida Herculano Bandeira;
  • Estrada dos Remédios, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio.
  • Av. Caxangá
  • Av. Agamenon Magalhães

Saiba mais sobre as faixas exclusivas para transporte público no Recife no arquivo abaixo:

 

Relatório de Corredores Exclusivos