Serviço de Credenciamento de Estacionamento Especial para idosos e pessoas com deficiência

Idosos, pessoas com deficiência (com restrição da locomoção) e pessoas com mobilidade reduzida temporária e permanente, que moram no Recife, contam com os serviços de pré-credenciamento e agendamento de atendimento para a emissão da Credencial de Estacionamento Especial. Isso significa que para essas pessoas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) oferece agendamento prévio, assegurando mais conforto e pontualidade ao cidadão.

O agendamento para o serviço é liberado no último dia útil de cada mês, tendo o cidadão a opção de escolher data e horário para o atendimento no mês seguinte. Por dia, são realizados 90 atendimentos para credenciamento de estacionamento especial na CTTU.

Conecta Recife

No caso da pessoa idosa, a Prefeitura do Recife também oferece o serviço de emissão de credencial de estacionamento via Conecta Recife. Através do aplicativo ou site, os cidadãos conseguem emitir o documento sem precisar sair de casa.

ATENÇÃO!

*Se o beneficiário não puder comparecer, é necessário também os documentos do representante legal, além de uma procuração registrada em cartório.

*Os comprovantes de residência devem estar no nome do beneficiário ou parentes de primeiro grau.

* Obedecendo à Resolução nº 965 de 17 de maio de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), as pessoas com deficiência terão direito à credencial de estacionamento especial mediante apresentação de laudo médico que confirme dificuldade de locomoção.

Credenciamento de estacionamento especial

Como agendar o serviço?

Para agendar o serviço na CTTU recomendamos que o cidadão, ou representante legal, realize antes o pré-credenciamento através do banner abaixo:

Após o cadastramento das informações e o agendamento no site, o cidadão deverá se dirigir à CTTU portando os seguintes documentos:

• RG e CPF ou a CNH (Carteira nacional de habilitação)
  • Comprovante de residência (desde que não seja conta de telefone móvel).
  • Laudo médico para as pessoas com deficiência ou com restrição temporária da locomoção

O documento tem prazo de validade?

As credenciais, válidas em todo o território nacional, de pessoas idosas ou com deficiência, emitidas ou renovadas, a partir de 18 de julho de 2022, são válidas por cinco anos.

Sou pessoa idosa e com deficiência, preciso ter as duas credenciais?

O idoso tem direito a ter as duas credenciais. A emissão do documento, seja de idoso ou pessoa com deficiência, fica a critério do cidadão.

A credencial garante gratuidade de Zona Azul Digital?

Conforme o Decreto Municipal n.º 32.518, de 31 de maio de 2019, os idosos que possuem credencial de estacionamento especial emitida pela CTTU continuarão recebendo o benefício da gratuidade na utilização das vagas de Zona Azul na capital pernambucana. Para isso, o idoso deve, após agendamento, comparecer à sede da CTTU para realizar o primeiro carregamento das 20 ativações gratuitas vinculadas à placa pré-cadastrada.

Depois da primeira carga, para solicitar os bônus do Zona Azul Digital, basta enviar um e-mail para:
cttuzaidoso@recife.pe.gov.br com fotos da credencial de estacionamento especial e do documento do veículo (CRLV). Os bônus serão emitidos via e-mail, sem a necessidade de o(a) idoso(a) sair de casa.

Documentos necessários para aquisição da Credencial Especial de Estacionamento:

Idoso:

• RG;
  • CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

*Para receber o benefício da gratuidade no uso das vagas de Zona Azul para idosos (vagas rotativas em área pública no Recife): documento do veículo (CRLV) regularizado e em nome de pessoa física.

Pessoa com deficiência e pessoa com mobilidade reduzida temporariamente

• RG;
  • CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
  • Laudo médico