Rotas Cicláveis

A expansão da rede ciclável do Recife é uma das principais metas do setor de engenharia de tráfego da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A ação garante mais segurança viária aos ciclistas e permite a utilização mais equitativa do espaço público entre os diferentes modais de transporte.

Atualmente existem cerca de 48,6 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. Desde 2013, as novas rotas implantadas  compõem a Rede Cicloviária Complementar, que está sendo projetada para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

FISCALIZAÇÃO - As rotas cicláveis do Recife são fiscalizadas pelos agentes de trânsito da CTTU, através de rondas. A população também pode solicitar a presença de um agente através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização, transitando ou estacionando veículos na ciclofaixa, estarão passíveis de autuação. As multas variam de grave a gravíssima vezes três, com valores de R$ 195,23 (mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH) a R$ 880,41 (mais 7 pontos na CNH).

Confira mais informações sobre a Rede Ciclável do Recife acessando o arquivo abaixo:

ROTAS CICLÁVEIS RECIFE