Campanhas de mídia de massa

Desde 2021, a Prefeitura do Recife realiza campanhas de mídia de massa focadas em salvar vidas no trânsito. Os produtos são feitos com metodologias comprovadas em todo o mundo, estabelecendo causas e consequências dos fatores de risco dos sinistros de trânsito para fomentar práticas que respeitem as leis de trânsito e conscientizem as pessoas. O tema mais abordado pela cidade do Recife é o excesso de velocidade, destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como responsável por mais de 50% das mortes no trânsito de países subdesenvolvidos.

Todas as campanhas são lançadas em paralelo a operações de fiscalização de trânsito, cuja abordagem dos agentes e materiais educativos reforçam a mensagem e, com isso, o efeito da ação é potencializado.

As campanhas de mídia de massa foram desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), no eixo de comunicação.

Em 2021, no contexto da pandemia da Covid-19, o Recife lançou uma campanha em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um médico, Doutor Leonardo Gomes, alertou que o excesso de velocidade pode causar mortes ou lesões graves e que o sistema de saúde precisava concentrar os seus esforços no combate ao vírus. A campanha foi a primeira de mídia de massa sobre segurança viária no Recife e marcou a integração entre o Samu e a CTTU no eixo de comunicação.

Em 2022, a campanha teve como público alvo principal os motociclistas e trouxe a informação de que a adequação de velocidade é necessária. Utilizando a metodologia de trazer causa e consequência, a história contada no vídeo traz pessoas comuns que, por quererem chegar logo aos seus destinos, aceleram um pouco mais. A informação de que 5 km/h a mais pode ser fatal tem o objetivo de mudar o comportamento das pessoas e evitar as mortes e lesões no trânsito.

A Melhor Blitz de Todas foi uma ação da Prefeitura do Recife que parabenizava motoristas que respeitavam o limite máximo de velocidade na via. O objetivo era trazer uma recompensa para esses condutores e reconhecer que a atitude de andar seguro salva vidas diariamente no trânsito da cidade. A ação foi feita em 2022, durante a Semana Nacional do Trânsito.

Durante o Maio Amarelo de 2023, o Recife lançou uma campanha que recontava a história da Tragédia da Tamarineira, um sinistro de trânsito que mudou, para sempre, a história de uma família. Miguel, que perdeu a esposa e o filho na ocorrência, aparece com a filha, Marcela, que teve lesões graves após o carro se chocar com um condutor que avançou o semáforo em alta velocidade e sob efeito de álcool. O pai apela para o respeito às leis de trânsito para que nenhuma vida seja perdida novamente.