Educação para o trânsito

O Programa de Educação para o Trânsito do Recife tem o objetivo de conscientizar a população para o respeito na mobilidade urbana, de forma que os veículos maiores protejam os menores e todos juntos protejam os pedestres, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

A CTTU atua em diversas frentes para educação no trânsito. Localizados nos diversos pontos da cidade, os orientadores de trânsito, conhecidos como "amarelinhos" auxiliam a população no que diz respeito à segurança viária. Além disso, a CTTU também oferece diversos cursos para públicos como ciclistas, motociclistas e motoristas de transportes públicos, com o objetivo de conscientizar sobre direção defensiva e, com isso, aumentar o respeito no trânsito.

A cidade conta, ainda, com a atuação da Liga da CTTU, uma equipe de artistas educadores com personagens de heróis da mobilidade urbana - uma ciclista (Pedalita), um orientador de trânsito (Amarelinho) e um agente de trânsito (Justina). Além dos vilões - Sinistro e Zoada. A Liga da CTTU visita espaços como escolas, abrigos e as próprias ruas da cidade com atividades lúdicas para crianças e adolescentes com a temática de respeito no trânsito. 

A CTTU trabalha, também, com campanhas de mídia de massa desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. As peças de comunicação são desenvolvidas com base nas evidências de sinistros de trânsito do Recife e focam a sua abordagem nos principais fatores de riscos destacados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - excesso de velocidade, afivelamento incorreto do capacete, não uso do cinto de segurança e dirigir sob efeito de álcool.

Os próprios agentes de trânsito também fazem parte da educação para o trânsito do município. Frequentemente, os efetivos realizam blitze educativas para abordar os condutores e informar sobre as boas práticas que garantem segurança viária.

Em 2019, a CTTU lançou a Revista Coquetel do Trânsito para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O material traz diversas atividades com a temática de trânsito para que os pequenos possam, desde cedo, se conscientizar sobre o respeito e os cuidados que devem ter no trânsito e sobre a importância de uma mobilidade que agregue todas as pessoas no espaço urbano. Você pode fazer o download do material clicando no link abaixo: 

 

 

Revista Coquetel do Trânsito