Educação para o trânsito

Educação para o trânsito no Recife

 

O Programa de Educação para o Trânsito do Recife tem como principal objetivo a formação de cidadãos preparados para uma mobilidade consciente, ou seja, que respeite os diversos atores no trânsito independente do seu modo de transporte e locomoção pela cidade. É a mobilidade consciente que dá espaço para que as pessoas usem o seu lugar na cidade e, além disso, respeitem o novo desenho urbano que o Recife tem desenvolvido, com novas rotas cicláveis, áreas de trânsito calmo e equipamentos de faixa azul      
Ação educativa
Foto: Daniel Tavares/PCR

 

Orientador de trânsito
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
      Desde 2013, a CTTU tem trabalhado em duas frentes para educação no trânsito: orientação de trânsito e artistas educadores. Na orientação de trânsito, os orientadores, conhecidos popularmente como "os amarelinhos", estão nos principais corredores viários da cidade auxiliando na travessia de pedestres e dialogando com os condutores sobre o respeito às leis de trânsito. Paralelo a esse trabalho, estão os artistas educadores que formam a Trupe da CTTU, personagens que fazem atividades lúdicas em escolas e nas ruas da cidade para conscientizar desde a infância sobre o respeito às leis de trânsito. 

 

Em 2019, a CTTU lançou a Revista Coquetel do Trânsito para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O material traz diversas atividades com a temática de trânsito para que os pequenos possam, desde cedo, se conscientizar sobre o respeito e os cuidados que devem ter no trânsito e sobre a importância de uma mobilidade que agregue todas as pessoas no espaço urbano. Você pode fazer o download do material clicando no link abaixo: 

     
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

 

 

 

Revista Coquetel do Trânsito