Transporte Complementar

O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP/Recife) foi criado em 2003 em caráter complementar ao Sistema de Transporte Municipal (STM/Recife), gerido pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. As linhas que compõem o Transporte Complementar foram criadas para fazer ligações entre bairros e áreas de difícil acesso, que não são atendidas pelo ônibus regulares. O Serviço Complementar atende cerca de 90 localidades.

O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas:

Linhas Alimentadoras: com caráter social, as linhas alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até localidades onde circulam veículos de transporte público de passageiros (ônibus e metrô). Ao todo, 18 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 40 comunidades.

Linhas Interbairros:  facilitam o deslocamento das pessoas entre os subúrbios da cidade, sem circular pelo centro do Recife e nem nos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel A(*). As sete linhas em circulação ainda garantem a gratuidade para pessoas com deficiência e idosos.

(*) Atualmente, a tarifa do Anel A custa R$ 4,10 e, no horário social, das 9h às 11h e de 13h30 às 15h30, custa R$ 3,10(A tarifa social é condicionada ao uso do Cartão VEM Comum).

Bilhetagem eletrônica

A população pode utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador ou Estudantil nas linhas interbairros do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP). A Prefeitura do Recife equipou os veículos definitivos com a bilhetagem eletrônica, beneficiando usuários e permissionários do STCP/Recife.

LEGISLAÇÃO

Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife - LEI Nº 16.856/2003

DADOS OPERACIONAIS STCP

Consulte abaixo as linhas existentes com os respectivos itinerários: