Recife terá Zona Azul Digital a partir de 1º julho

03.06.19 - 16H50
Recife terá Zona Azul Digital a partir de 1º julho

 

Modernização do serviço trará mais praticidade e autonomia para os usuários das vagas de estacionamento rotativo no Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar mais uma ação inovadora na cidade. A Zona Azul Digital, que terá início a partir do dia 1º de julho, foi anunciada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3), com a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Na ocasião, foi explicado que os condutores comprarão os bilhetes para estacionamento em um aplicativo de celular, via cartão de crédito ou débito, ou em pontos de revendas existentes na cidade. O talão em papel não será mais utilizado na capital pernambucana. O serviço oferecerá, entre outras vantagens, a autonomia para o usuário ativar a própria vaga e, também, para monitorar o tempo de permanência do veículo, já que o aplicativo enviará uma notificação quando o prazo estiver terminando. O aplicativo “Zona Azul Digital” estará disponível para download a partir de 25 de junho, nos sistemas Android e IOS.

Hoje, sem a versão digital, o condutor compra uma folha de Zona Azul, preenche e a deixa no painel do veículo. Com a modernização, para a aquisição pelo smartphone, o usuário deverá fazer o download e cadastrar o usuário, o cartão de crédito/débito e até três placas de veículos. Para a ativação do cartão, o usuário deverá abrir o aplicativo, escolher a placa do veículo e clicar no botão “ativar”. O cidadão deve ficar atento às notificações sobre o tempo máximo de permanência. A renovação da vaga poderá ser feita apenas uma vez. No caso dos usuários do aplicativo, será dada a opção com 15 minutos de antecedência, já os clientes dos pontos de vendas terão que se deslocar até o local. A medida de renovação apenas uma vez será tomada para garantir a democratização do espaço público através da rotatividade das vagas.

Além da compra pelo aplicativo, o condutor também poderá fazer a compra do cartão digital de Zona Azul nos pontos de vendas fixos, que aceitarão o pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito. O usuário deve ir ao ponto de venda mais próximo, efetuar o pagamento, informar a placa de seu veículo e solicitar a ativação da vaga. Após o processo, será emitido um comprovante de pagamento impresso. A CTTU alerta que os condutores que precisarem trocar folhas de papel de Zona Azul por cartões digitais deverão fazer presencialmente, no período entre 1º de julho até 31 de julho de 2019, na sede da CTTU, que fica no bairro de Santo Amaro.

Os idosos, que têm direito a 20 vagas de Zona Azul gratuitas por mês mediante a apresentação do documento de credencial de estacionamento emitida pela CTTU, poderão receber os cartões digitais gratuitos presencialmente na sede da Autarquia. Para aqueles idosos que tiverem o aplicativo instalado no smartphone, será fornecido um código de gratuidade para carregamento dos cartões no aplicativo. No caso dos idosos que não utilizarem os aplicativos, será fornecido um código QR impresso para apresentação nos pontos de venda. Na ocasião, o idoso precisará apresentar o documento da credencial de estacionamento especial emitido pela CTTU e um documento de identificação com foto. Os cartões de Zona Azul digitais serão fornecidos apenas para uma placa previamente cadastrada na CTTU. 

Os carros e as motos não precisarão expor nenhum comprovante de papel, apenas acionar o seu cartão digital, já que a fiscalização será feita exclusivamente com aparelhos digitais pelos agentes de trânsito que estiverem nas vias. O serviço se tornará um importante instrumento de gestão dos estacionamentos rotativos para subsidiar o aprimoramento do uso das vagas atuais e a expansão do serviço. “Esta é mais uma ação da CTTU para modernizar o serviço oferecido à população. O aplicativo vai dar mais autonomia ao condutor e menos preocupação com o horário, já que o aplicativo avisará a proximidade do fim do tempo de permanência no estacionamento”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito por meio de equipamentos digitais. Os profissionais vão consultar a placa do carro pela própria câmera do smartphone e, em caso de irregularidade, gerar a autuação. Além da leitura por Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) pelos celulares, a fiscalização também será realizada pelo agente de trânsito com um veículo equipado com câmeras que possuem a mesma tecnologia.

ZONA AZUL – Atualmente, Recife conta com mais de 3.200 vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3,00. A multa pra quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Categoria de Artigo