CTTU implanta nova área de trânsito calmo do Recife, desta vez no Largo da Paz

07.11.19 - 14H27
CTTU implanta nova área de trânsito calmo do Recife, desta vez no Largo da Paz

Foto: Antônio Tenório/PCR  

Após o bairro da Ilha do Leite e as avenidas Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá, que agora têm mais espaços para pedestres, o Largo da Paz receberá intervenções de redesenho urbano com humanização do espaço público

Para dar mais segurança aos pedestres que circulam diariamente no Largo da Paz, no bairro de Afogados, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará um redesenho urbano naquela área. A intervenção, que entrará em vigor a partir da sexta-feira (8), está fundamentada no conceito de Trânsito Calmo (Traffic Calmming) e tem como principal objetivo a redução de fatores de risco de acidentes de trânsito.

O redesenho urbano do Largo da Paz criará novas ilhas e refúgios protegidos para os pedestres em espaços projetados sobre a via. Dessa forma, as travessias serão encurtadas e as áreas de circulação e espera dos usuários que circulam à pé serão ampliadas, de modo a distribuir o espaço público de forma mais democrática e equilibrada. Os usuários com mobilidade reduzida estão entre os principais beneficiados.

Além da manutenção da sinalização das faixas de pedestres existentes no Largo da Paz, duas novas travessias serão criadas para facilitar a acessibilidade dos pedestres aos pontos de interesse existentes no entorno, como o Mercado de Afogados, a Feira Nova, a Igreja da Paz, a policlínica, o comércio local, os pontos de ônibus e a estação de Metrô. Os novos refúgios e ilhas serão implantadas em trechos da Estrada dos Remédios, Rua da Paz, Rua São Miguel, Rua Motocolombó, Rua Maria Pereira de Lucena e Rua Buenópolis, nas imediações da Praça da Paz.

A iniciativa fará uso do Urbanismo Tático, uma metodologia aplicada com a colaboração da população, que prevê a remodelagem do espaço urbano através da implantação de demarcações na via, em cores destacadas, limitadas por balizadores, de modo a ampliar os espaços dedicados aos pedestres. A segurança viária é o foco das intervenções.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que a proposta leva mais humanização para o espaço público. “Essa é uma intervenção que dá protagonismo ao pedestre, que é o lado mais frágil no trânsito e, por isso, precisa ser protegido pelos demais modais. Os elementos das pinturas humanizam o espaço público e tudo isso contribui para um trânsito mais respeitoso e seguro, que é o principal foco da CTTU”, destaca.

O Largo da Paz foi escolhido para o projeto de redesenho urbano com humanização do espaço público devido ao alto fluxo de pedestres em toda a área. No principal cruzamento da intervenção, entre a Estrada dos Remédios e a Rua São Miguel, transitam, diariamente, mais de 15 mil pedestres. Para viabilizar a implantação das medidas de Trânsito Calmo, foram realizados estudos de engenharia de tráfego. Dessa forma, foi possível definir a geometria mais adequada à realidade do local. Os resultados desses estudos ratificam as evidências de que a maioria dos usuários do Largo da Paz são pedestres e que a área demanda uma distribuição mais equilibrada, para garantir mais segurança para todos.

Durante os primeiros dias, artistas educadores da Trupe da CTTU estarão no local para orientar os condutores e os pedestres sobre as mudanças. Para regulamentar as ações, a CTTU também vai realizar a manutenção de sinalização vertical e horizontal nas vias. Ao todo, serão implantadas 25 placas de trânsito e cinco faixas de pedestres serão requalificadas com a sinalização adequada para garantir a segurança na travessia dos pedestres.    


TRÂNSITO CALMO  - No Recife, o método do Urbanismo Tático para implantação do Trânsito Calmo já foi utilizado em áreas como as avenidas Cruz Cabugá e Mário Melo, além de vias no bairro da Ilha do Leite, Rua da Aurora, Rua Doutor João Santos Filho e Rua Capitão Lima. As experiências, que trazem redução de velocidade e aumento das áreas exclusivas para pedestres, demonstram a prioridade dada à segurança dos que andam a pé e fortalecem conscientização das pessoas em priorizar este público por meio de intervenções de baixo custo.

 

CTTU implanta nova área de trânsito calmo do Recife, desta vez no Largo da Paz

 

Categoria de Artigo