Início da fiscalização eletrônica da Faixa Azul na Estrada dos Remédios e do corredor do BRT da Caxangá é adiado

17.07.18 - 16H42

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que o início da operação dos dispositivos de fiscalização eletrônica da Faixa Azul na Estrada dos Remédios e do corredor do BRT da Caxangá não será mais no dia 18 de julho. A empresa responsável pela operação do serviço informou a necessidade de realizar ajustes técnicos nos equipamentos para o início da operacionalização, prevista agora para o dia 6 de agosto. No entanto, é importante lembrar aos condutores que a fiscalização nos corredores e faixas exclusivas é realizada continuamente pelos agentes de trânsito da CTTU. Aqueles que forem flagrados estarão passíveis de multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O objetivo da fiscalização eletrônica nas Faixas Azuis é assegurar o respeito à prioridade de circulação do transporte público e a redução do tempo de viagem dos passageiros de ônibus. A fiscalização eletrônica da Faixa Azul já acontece desde 2015, nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife. Desde o primeiro ano, registrou-se uma redução no desrespeito ao corredor exclusivo. Com as Faixas Azuis, a Prefeitura do Recife promoveu uma melhoria da mobilidade para as pessoas a partir da redução do tempo de viagem na circulação do transporte público coletivo pela cidade, uma vez que elas beneficiam, diariamente, mais de 100 linhas de ônibus e cerca de 700 mil passageiros.