115ª Festa do Morro da Conceição terá esquema especial de trânsito da CTTU

27.11.19 - 14H03
115ª Festa do Morro da Conceição terá esquema especial de trânsito da CTTU

Ao todo, mais de 600 agentes darão apoio em toda a programação da festa, que iniciará na quinta-feira (28) até a segunda-feira (9)

Para garantir a mobilidade e a segurança viária dos cidadãos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou uma operação especial de trânsito para acompanhar a 115ª Festa do Morro da Conceição, que tem início nesta quinta-feira (28) e segue até a segunda-feira (9), no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. As ações da CTTU terão início às 16h desta quinta-feira (28) e devem seguir até as 11h da segunda-feira (9). No total, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação.

Além disso, para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as procissões, apresentações e homenagens a Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão monitorados partir da quinta-feira (28), entre 16h e 22h. Apenas a partir das 6h da quinta-feira (6), as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos às 11h da segunda-feira (9), após o término da festa. A depender do fluxo de pessoas, os bloqueios poderão ser estendidos. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

Além dos bloqueios, a CTTU também vai realizar duas operações especiais de trânsito durante as procissões da Bandeira e de Encerramento, realizadas nos dias 28 de novembro e 8 de dezembro, respectivamente. Durante a Procissão da Bandeira, marcada para as 18h da quinta-feira (28), a CTTU vai montar bloqueios itinerantes e disponibilizar 16 batedores e uma viatura para acompanhar os fiéis, que irão sair da Parque da Macaxeira, seguir pela a Avenida Norte, no sentido Centro, até o Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara.

Já a Procissão de Encerramento, com início às 14h do domingo (8), será acompanhada por 20 batedores da CTTU e duas viaturas. Os bloqueios serão itinerantes, sendo montados e desfeitos conforme a passagem dos fiéis, que saem da Avenida Cais do Apolo, na altura da sede da Prefeitura do Recife, em direção ao Morro da Conceição, passando pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte.

RECOMENDAÇÕES - A CTTU aconselha que os participantes cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e a oferta de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber uma multa que varia entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou R$ 195,23 (cinco pontos na CNH).