117ª Festa do Morro da Conceição terá esquema especial de trânsito da CTTU

26.11.21 - 09H46
117ª Festa do Morro da Conceição terá esquema especial de trânsito da CTTU

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou a operação especial de trânsito para acompanhar a 117ª Festa do Morro da Conceição, que tem início neste domingo (28), com a carreata de abertura e seguirá até a quarta-feira (8), com a carreata de encerramento no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. No total, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação.

No domingo (28), a partir das 17h, acontecerá a Carreata de Abertura, que terá concentração no Parque da Macaxeira. A carreata sairá às 18h e seguirá o percurso da Avenida Norte, retornará no Sesc de Casa Amarela para voltar pela Avenida Norte e seguir pelo Largo Dom Luiz até subir o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara, onde só o carro do andor poderá subir, seguido apenas por pedestres. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem da carreata.

Além disso, para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as carreatas, apresentações e homenagens a Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão monitorados partir do domingo (28), entre 17h e 1h. Apenas a partir das 6h da segunda-feira (6), as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da quinta-feira (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

Na quarta-feira (8), acontecerá a Carreata de Encerramento, que terá concentração às 15h no estacionamento da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo. A procissão sairá em direção à Ponte do Limoeiro, seguirá pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz e somente o carro do andor subirá o Morro da Conceição através da Rua Itacoatiara. Os bloqueios também serão itinerantes.

RECOMENDAÇÕES - A CTTU aconselha que os participantes cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e a oferta de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber uma multa que varia entre leve, média e grave.