Agentes de trânsito do Recife fazem treinamento para aperfeiçoar práticas em prol da segurança viária

14.04.21 - 16H44
Agentes de trânsito do Recife fazem treinamento para aperfeiçoar práticas em prol da segurança viária

Foto: Daniel Tavares/PCR

 

Encontro foi feito em parceria com a Iniciativa Bloomberg de segurança viária e tem o objetivo de padronizar as operações de trânsito para ser mais efetiva na educação dos condutores

 

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoveu um encontro de treinamento dos agentes de trânsito da cidade para realizarem operações focadas, principalmente, na segurança viária dos motociclistas. O objetivo é realizar blitze padronizadas em toda a cidade em caráter educativo para alertar os condutores de motos sobre questões importantes de segurança no trânsito – tais como o excesso de velocidade e o uso correto do capacete.

Estiveram presentes o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o gerente geral de operação e fiscalização, Nilton Prazeres e a gestora de educação para o trânsito, Marcela Assis. Além disso, o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Recife, Gustavo Sales e o consultor de fiscalização da mesma organização, André Correia, compartilharam experiências na gestão de trânsito.

Durante o treinamento, cerca de 20 agentes de trânsito, que serão líderes de equipes nas operações, ouviram sobre técnicas de abordagem aos cidadãos de forma amistosa, além de formas mais eficientes para sinalizar as operações e de técnicas baseadas em evidências para uma fiscalização mais efetiva em promover a segurança viária. Esse tipo de operação já mostrou êxito em cidades como Fortaleza, Salvador e São Paulo.

O secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, destacou a importância dos agentes de trânsito no município. “Eu fico feliz em ver os agentes em um curso como esse porque eu tenho visto a necessidade dessas equipes nas ruas, seja na fiscalização para promover segurança viária, seja nas operações de trânsito, como nas filas de vacinação organizando o fluxo de veículos. Por isso, fico feliz que o trabalho que já é bom vai ficar ainda melhor”, destacou o secretário.

Além disso, o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Recife, Gustavo Sales, destacou a importância da padronização das blitze como ferramenta de promoção da segurança viária. “Essa é uma das capacitações que estamos fazendo diretamente com os agentes de trânsito para incorporar a segurança viária como o principal objetivo das atuações de fiscalização na cidade e também para trabalhar especificamente a padronização do método de abordagem de toda equipe que trabalha diretamente com o cidadão para que a mensagem da proteção do cidadão no âmbito da segurança viária seja passada para o condutor e pra deixar uma mensagem de comportamento seguro no trânsito para evitar sinistros de trânsito.”

Sobre a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Categoria de Artigo