Agentes de trânsito do Recife recebem nova capacitação para atuação na cidade

08.07.21 - 16H47
Agentes de trânsito do Recife recebem nova capacitação para atuação na cidade

Foto: Marcos Pastich

Formação abordou metodologias de comunicação verbal com os cidadãos para uma abordagem mais amistosa e efetiva na fiscalização e orientação do trânsito

Com o objetivo de melhorar os resultados das ações de fiscalização e orientação de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciou, nesta quinta-feira (8), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês), uma formação para 320 agentes de trânsito que atuam nas ruas do Recife. A programação foi feita em modelo híbrido, com uma parte do público presencial e outra online, seguindo as medidas de distanciamento social contra a transmissão da Covid-19. Esta já é a terceira capacitação que os profissionais têm em 2021.

O curso apresentou metodologias importantes para o diálogo dos agentes de trânsito com os cidadãos, combatendo pontos que tiram o foco da promoção da segurança viária nas abordagens. Entre as recomendações apresentadas, está a da comunicação direta com o público de forma ágil e nítida, utilizando a linguagem verbal para expressar o que for necessário. A programação trouxe informações e técnicas para uma comunicação mais gentil e para contornar situações de conflito, que é comum na prática dos agentes de trânsito nas ruas. Além disso, os profissionais foram desafiados a dialogar mais com os cidadãos para levar informações de segurança viária quando flagrarem uma infração de trânsito e, dessa forma, diminuir as chances de reincidência.

A formação teve participação de gestores da Prefeitura do Recife e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIRGS). Na ocasião, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destacou a necessidade de aprimorar continuamente o serviço dos agentes de trânsito para que a população compreenda o trabalho essencial que fazem. "Os nossos profissionais estão dia e noite nas ruas. Então investir na capacitação de forma continuada é, antes de tudo, o reconhecimento de seu valor e a afirmação de que estamos juntos para diminuir as mortes e lesões no trânsito e também para que a população possa cada vez mais reconhecer no agente de trânsito uma referência de serviço e cuidado nas nossas ruas", disse a gestora.

Na ocasião, o coordenador executivo da BIGRS no Recife, Gustavo Sales, avaliou a importância de mais essa capacitação oferecida aos agentes. "O Recife tem feito um trabalho de treinamento na fiscalização de trânsito coordenada, buscando padronizar os métodos de abordagem e um diálogo seguro com os cidadãos. Queremos potencializar os resultados das equipes de fiscalização para que esses profissionais possam contribuir ainda mais para diminuir as mortes e lesões no trânsito da cidade", destaca Gustavo Sales.

Esta é a terceira capacitação feita para os agentes de trânsito do Recife em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global apenas em 2021. As duas anteriores tiveram como foco um trabalho coordenado para montagem de blitze baseada em evidências de locais com os maiores números de sinistros de trânsito, além de orientações também baseadas em dados estatísticos sobre os fatores de risco.

Sobre a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).