Blitz educativa da CTTU alerta sobre as responsabilidades no trânsito

09.05.19 - 15H15
Blitz educativa da CTTU alerta sobre as responsabilidades no trânsito

Foto: Andréa Rêgo Barros

 

Ação faz parte do Maio Amarelo e aconteceu nesta quinta-feira (9), na Avenida Agamenon Magalhães

As atividades do Maio Amarelo não param. Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou uma Blitz Educativa para alertar os condutores de veículos sobre os cuidados para prevenção de acidentes de trânsito. A ação aconteceu na Avenida Agamenon Magalhães em direção a Olinda, embaixo do Viaduto da Avenida Norte. Na ocasião, artistas educadores da Trupe da CTTU, assim como agentes e orientadores de trânsito, pararam os veículos para dar orientações e entregar materiais educativos. Estiveram presentes, também, equipes das secretarias de Saúde (Sesau/Recife) e Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod/Recife), além da Operação Lei Seca.

O professor Francisco Irineu é coordenador do Programa de Educação para o Trânsito da CTTU e explicou que a ação é importante para falar com os condutores sobre a necessidade de uma direção segura e responsável. “Mobilizamos equipes para conversar com os motoristas e motociclistas sobre os cuidados no trânsito, porque é necessário uma conscientização de que não se deve beber e dirigir e, também, enfatizar o respeito às outras leis de trânsito, já que, como diz o slogan da Campanha Maio Amarelo deste ano, no trânsito, o sentido é a vida”, disse o professor.

Maxuel dos Santos Lira é motorista de ônibus e trabalha no trânsito há mais de dois anos. O condutor acredita que é preciso responsabilidade para garantir a segurança viária de todas as pessoas. “Muitas pessoas cometem infrações e isso gera transtornos a todos. Precisamos prestar atenção, principalmente com os carros menores, motos e bicicletas. Como eu dirijo um veículo grande, preciso tomar cuidado com eles para evitar acidentes”, destacou o motorista.

 

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Categoria de Artigo