Com educação e sinalização, CTTU reforça segurança viária nas áreas escolares

22.09.22 - 11H59
Com educação e sinalização, CTTU reforça segurança viária nas áreas escolares
Ações de engenharia de trânsito e educação fazem parte da 2ª Semana de Mobilidade do Recife

Para fomentar as boas práticas de mobilidade e aumentar a segurança viária, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, nesta quarta-feira (21), uma série de ações de mobilidade voltadas para as crianças. As equipes de engenharia de trânsito entregaram uma área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático na Rua das Oficinas, no bairro do Pina, que é rota de estudantes aos seus colégios. Os artistas educadores da Liga da CTTU também visitaram escolas municipais e particulares levando mensagens educativas com atividades lúdicas. Além disso, as equipes de sinalização viária vão reforçar a sinalização em mais de 15 áreas escolares até o final de setembro. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) e fazem parte do Programa Ruas para Crianças, da GDCI, organização de referência em mobilidade urbana.

A nova área de trânsito calmo na Rua das Oficinas faz uso de urbanismo tático, uma metodologia que utiliza pinturas coloridas no chão para redesenhar o espaço urbano de forma mais rápida, garantindo, assim, mais eficiência nas intervenções de segurança viária. Com isso, a via teve ampliação nas áreas de pedestres como os bordos das calçadas, refúgios e novas travessias. Ao todo, os pedestres ganharam uma área de 720 m² na região. A via é localizada na rota de estudantes de escolas municipais e estaduais, além de uma unidade de saúde. Dessa forma, estudantes que utilizam transporte público com parada na Avenida Antônio de Góes terão mais segurança viária no trajeto até a unidade de ensino.

“A sinalização colorida funciona como um recado para o condutor que aquela é uma área escolar, então é importante reduzir a velocidade, observar que a via tem bastante crianças pedestres e dar a preferência com atenção redobrada. A CTTU está intensificando a sinalização nas áreas escolares e nas proximidades de parques e praças com amplo fluxo de crianças pedestres porque entendemos que elas são usuários da mobilidade. As nossas ruas precisam estar adaptadas para garantir segurança viária a essas pessoas”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. As equipes reforçaram, também, de forma mais ostensiva, a sinalização viária quanto à velocidade máxima permitida na via, que é de 30 km/h.

Além de entregar áreas mais seguras, a mensagem de fomento às boas práticas na mobilidade também chegará aos pequenos a partir das escolas. Artistas educadores da Liga da CTTU realizaram atividades lúdicas com estudantes dos anos iniciais em unidades de ensino municipais e particulares. Na ocasião, as crianças participaram de jogos como um tapete interativo com perguntas sobre o trânsito e, ainda, receberam materiais educativos sobre boas práticas de segurança viária. Nos locais contemplados com ações da Liga da CTTU, serão realizados, também, manutenção de sinalização viária com reforço nas faixas de pedestres e na sinalização de velocidade máxima permitida na via. Ao todo, mais de 15 áreas escolares serão contempladas até o final de setembro.

RUAS PARA CRIANÇAS – Em 2022, o Recife passou a integrar o Programa Street for Kids, da GDCI, organização de referência global em mobilidade urbana. O objetivo é que as ruas da cidade sejam adaptadas às crianças pedestres, com elementos como acessibilidade das calçadas, velocidades reduzidas, ampliação de refúgios, travessias e áreas de passeios, além de elementos lúdicos para tornar as ruas mais atrativas para as crianças e com sinalizações que chamem atenção dos condutores quanto à presença dessas pessoas na via.

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU