CTTU entrega nova documentação a taxistas com QR Code para facilitar verificação de autenticidade

19.02.19 - 14H44
Foto: Inaldo Lins/PCR

A tecnologia é semelhante a um código de barras. A partir da imagem no documento, qualquer smartphone pode ler o código através da câmera ou com um aplicativo e verificar a autenticidade do documento.

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), começou a entregar a documentação para taxistas recadastrados em 2019 – tanto os permissionários, como para os condutores auxiliares – com uma novidade: a partir deste ano, o Termo de Permissão e a Ficha de Identidade e Credenciamento terão um QR Code para auxiliar os agentes de trânsito e passageiros na checagem da documentação.

A Chefe de Divisão de Controle de Autorizações e Permissões da CTTU, Mayara Gonçalves, destaca a modernização no serviço de táxi e, com isso, a maior credibilidade dos motoristas dada aos passageiros. “A iniciativa moderniza a atuação da CTTU e dos taxistas e também dá mais credibilidade ao Serviço Municipal de Táxi do Recife, porque vai oferecer mais segurança aos passageiros, que poderão verificar a autenticidade do documento do taxista a partir de qualquer smartphone”, explicou.

Wellington Barbosa é taxista há três anos e foi o primeiro motorista a receber a documentação nova, segundo ele, o processo foi rápido e a tecnologia vai ser usada para melhoria do serviço de táxi e de fiscalização. "O agendamento pela internet foi tranquilo, o processo também, agora, com o novo documento, poderemos ter mais uma tecnologia para ajudar na fiscalização, evitar fraudes e tornar o nosso trabalho mais seguro para os passageiros", disse.

RECADASTRAMENTO ANUAL – Os condutores auxiliares e permissionários de táxi devem fazer um recadastramento anual e gratuito na sede da CTTU. Até novembro deste ano, o órgão pretende atualizar a documentação de todos os taxistas com a nova tecnologia. O serviço é feito por meio de agendamento prévio no site  www.cttu.recife.pe.gov.br. A documentação não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, além disso, deve andar com o taxistas durante as corridas.