CTTU faz manutenção de defensas metálicas no Largo do Cabanga

22.04.22 - 16H38
Fotos: Inaldo Menezes/PCR
Foto: Inaldo Menezes/PCR

Equipamento tem o objetivo de evitar sinistros de trânsito na área de curva

Sob o conceito de que nenhuma morte no trânsito é aceitável, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta sexta-feira (22), uma manutenção das defensas metálicas no entorno do Largo do Cabanga. Os equipamentos têm o objetivo de evitar sinistros de trânsito no local. Ao todo, foram investidos R$ 250 mil.

Além da manutenção das defensas metálicas, a CTTU mantém a fiscalização eletrônica de velocidade no local. Por ser uma área curva, é comum que haja sinistros de trânsito quando há excesso de velocidade no Largo do Cabanga. Em 2021, os equipamentos de fiscalização eletrônica flagraram 457 infrações com avanço de velocidade, que é um dos principais fatores de riscos e, ainda, agravante de sinistros de trânsito. Por isso, é importante que os condutores respeitem a velocidade máxima regulamentada na via, que é de 60 km/h.

"Nós sabemos que a fiscalização pelo excesso de velocidade coíbe essa infração de trânsito e, consequentemente, aumenta a segurança viária, mas queremos tornar as nossas ruas mais seguras, com equipamentos que perdoem os erros dos condutores e deêm uma nova chance para que possam viver com hábitos mais saudáveis no trânsito. Então com as defensas metálicas nós evitamos que haja sinistros de trânsito com vítimas", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Em 2020, a CTTU registrou um sinistro de trânsito sem vítima na área do Largo do Cabanga, já em 2021, foram seis sinistros com vítima e um sem vítima. Nos últimos dois anos, não foram registrados sinistros de trânsito com vítima fatal na área, o que demonstra a efetividade dos equipamentos em evitar mortes no trânsito.

VISÃO ZERO - O conceito de visão zero parte da premissa de que as mortes no trânsito podem ser evitadas com políticas públicas de educação, fiscalização, infraestrutura viária e gestão de dados para aplicar melhor os recursos dos órgãos públicos. Partindo dessa ideia, a CTTU tem buscado meios para evitar os sinistros de trânsito e, ainda, diminuir a sua gravidade. A ideia está posta no Plano de Mobilidade Urbana do Recife, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal do Recife em 2021 e, ainda, construído em parceria com a sociedade civil, por meio de audiências públicas e oficinas em todas as áreas da cidade.