CTTU garante mais mobilidade e segurança viária aos pedestres e usuários de transportes públicos na Agamenon Magalhães

22.05.20 - 14H10
CTTU garante mais mobilidade e segurança viária aos pedestres e usuários de transportes públicos na Agamenon Magalhães

Ações nas avenidas Rui Barbosa e Governador Agamenon Magalhães visam dar mais fluidez ao transporte público e reduzir o percurso da travessia para pedestre

Para beneficiar pedestres, usuários de transportes públicos e trabalhores de serviços essenciais que precisam se deslocar durante a quarentena, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai realizar, na próxima segunda-feira (25), uma intervenção viária no cruzamento entre as avenidas Rui Barbosa e Governador Agamenon Magalhães. A mudança vai organizar o fluxo de veículos no local e dar mais uma oportunidade de travessia aos pedestres. Essa nova organização no fluxo de veículos dará mais fluidez neste trecho da Avenida Governador Agamenon Magalhães e beneficiará, além dos pedestres, os usuários de transportes públicos. A via é um grande corredor para esse tipo de transporte e tem recebido diversas intervenções de trânsito para melhorar a mobilidade de ônibus no local.


A intervenção toda resultará em um grande ganho para os pedestres. Será implantada uma nova travessia na Avenida Agamenon Magalhães no sentido Boa Viagem, em frente ao cruzamento com a Rui Barbosa. Antes, o percurso do pedestre para atravessar de uma ponta a outra da avenida era de 160 metros, depois de implantada a mudança, o percurso será reduzido para 90 metros, resultando em uma diminuição de 43% no trajeto.

Para viabilizar a intervenção, ficará proibido o giro à direita da Avenida Governador Agamenon Magalhães nas faixas do lado esquerdo da Avenida Rui Barbosa. O projeto prevê um redesenho no canteiro localizado no cruzamento entre as duas avenidas, visando organizar o fluxo de veículos na conversão.

 

Haverá, também, uma redistribuição das faixas de rolamento na Avenida Rui Barbosa nesse trecho. As três faixas da direita serão destinadas aos motoristas que quiserem acessar a pista central ou local da Avenida Governador Agamenon Magalhães no sentido Boa Viagem. E as três faixas da esquerda serão destinadas para quem deseja acessar a Avenida Governador Agamenon Magalhães no sentido Olinda, fazer o retorno na Praça Parque Amorim ou, ainda, seguir em direção ao centro do Recife. Com a mudança, os condutores que estiverem na Avenida Rui Barbosa e desejarem acessar a pista Central da Avenida Governador Agamenon Magalhães em direção a Boa Viagem, deverão estar nas faixas da direita, girar na altura da ilha de refúgio e cruzar a pista local.


Também não será mais permitido que os condutores que estiverem na pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães em direção a Olinda girem à esquerda para pista central na altura da Praça Parque Amorim. Os condutores deverão girar à direita na Rua João Fernandes Vieira.


A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que esta intervenção resultará em mais segurança viária. “Este é mais um projeto na Avenida Agamenon Magalhães dedicado à segurança do pedestre, que faz parte de um plano mais amplo da gestão em implantar várias intervenções ao longo da via que viabilizem o tráfego e a segurança viária dos que andam a pé”, afirma.


OUTRAS INTEREVENÇÕES - A CTTU tem investido em diversas intervenções na Avenida Governador Agamenon Magalhães para dar mais prioridade à mobilidade das pessoas, especialmente com pedestres e transportes públicos. Uma passarela foi implantada para reduzir o percurso dos pedestres na altura do Hospital Português. Além disso, também foi implantada a restrição de circulação na Praça do Derby, para dar mais fluidez ao transporte público e mais segurança viária aos pedestres.

Categoria de Artigo