CTTU implanta projeto para melhoria da circulação no bairro do Caçote

15.06.18 - 11H20
A partir deste sábado (16), trecho da Rua Aurora Caçote passa a ter sentido único de circulação.
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai realizar nova intervenção viária na Zona Oeste da cidade a partir deste sábado (16).  Dessa vez, a ação consiste no ordenamento de estacionamento e na manutenção da sinalização em diversas vias localizadas nos bairros de Areias e Caçote, como Avenida Tapajós, Avenida Capitão Gregório de Caldas e Rua Aurora Caçote, onde também haverá em mudança de circulação. Além de garantir a segurança viária dos pedestres, a ação vai beneficiar as três linhas de ônibus que circulam pelas áreas. 
 
A principal mudança será a eliminação do sentido duplo de circulação no trecho da Rua Aurora Caçote compreendido entre a Avenida Capitão Gregório de Caldas e Rua Guaraci. Agora, o local passa a ser mão única em direção à Rua Cambucá. Não será mais permitido aos condutores oriundos da Gregório de Caldas girar à esquerda na Aurora Caçote. A medida elimina um conflito na intercessão entre a Rua Aurora Caçote e a Avenida Capitão Gregório de Caldas. Além disso, para reforçar o objetivo da ação, um semáforo ocasional de pedestre foi instalado na área no início do mês de maio, garantindo uma travessia ainda mais segura.
 
 
A intervenção também consiste no ordenamento do estacionamento de dois trechos da Rua Aurora Caçote. Entre a Avenida Recife e a Rua Guaraci, onde a circulação permanece mão dupla, o estacionamento passa a ser proibido dos dois lados. Já entre a Rua Guaraci e a Avenida Capitão Gregório de Caldas, o estacionamento passa a ser proibido apenas do lado direito. 
 
O disciplinamento de estacionamento ainda contempla a Avenida Tapajós, que passa a ser proibido em todo o lado direito da via, sentido Rua Parente Viana. A ação inclui também a manutenção da sinalização nessa via e na Rua Doutor Gil Rodrigues dos Santos, que vão receber sinalização horizontal e vertical.
 
Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, esse é mais um projeto analisado pela equipe de engenharia para atender a solicitações da população. "As intervenções realizadas no bairro de Areias e Caçote dão continuidade ao trabalho realizado pela gestão de trânsito para realizar ações solicitadas pelos moradores da área. As medidas visam beneficiar não só a mobilidade, mas principalmente a segurança viária dos pedestres", afirma.
 
Para regulamentar a ação, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias, incluindo 140 placas de sinalização e faixas de pedestres.  Além disso, equipes de orientadores e agentes de trânsito serão destacadas para os locais durante os primeiros dias de implantação para auxiliar os condutores e pedestres sobre a nova circulação na Rua Aurora Caçote. 
 
OUTRAS MUDANÇAS – A mudança de circulação e o ordenamento do estacionamento da em vias do bairro de Areias e Caçote implantadas a partir de sábado (16) fazem parte de um conjunto de ações implantas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde 2013, já são mais de 100 modificações viárias no Recife.
Categoria de Artigo