CTTU implanta redesenho urbano no entorno da Praça General Carlos Pinto, em Santo Amaro

19.07.21 - 14H14
CTTU implanta redesenho urbano no entorno da Praça General Carlos Pinto, em Santo Amaro

Foto: Daniel Tavares/PCR

 

Projeto dará possibilidades de travessias mais seguras aos pedestres que passam no entorno do Hospital de Câncer e Shopping Tacaruna


Para dar oportunidade de travessias mais seguras aos pedestres que circulam no entorno da Praça General Carlos Pinto, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta terça-feira (20), um projeto para readequar o desenho das ruas próximas à Praça, para ampliar as calçadas e aumentar as oportunidades de travessia. A Avenida Cruz Cabugá, Rua dos Casados e o entorno da Praça General Carlos Pinto receberão novas travessias de pedestres e peças de urbanismo tático, que darão mais espaço para os que andam a pé. A implantação beneficiará o público do Hospital do Câncer, do shopping Tacaruna e também os passageiros de ônibus que aguardam nas paradas. Além disso, serão implantadas, também, novas vagas de Zona Azul no local, para possibilitar a rotatividade dos estacionamentos.

Ao todo, serão dez faixas de pedestres a mais no entorno e um aumento de 370 m² nas calçadas, com uso de urbanismo tático. "Essa área é ponto de embarque e desembarque de todos os ônibus da Avenida Cruz Cabugá e também abarca pessoas com baixa mobilidade com destino ao Hospital de Câncer, além do público do shopping, então esperamos dar mais espaço para os pedestres que circulam no entorno da Praça para dar mais conforto e segurança a esse público", destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

O uso de urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, registrou-se uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

ZONA AZUL - Na Rua dos Casados e ao longo da Praça General Carlos Pinto serão implantadas novas 43 vagas de estacionamentos rotativos Zona Azul. Os condutores deverão ativar as vagas a partir da terça-feira (20), pelo aplicativo Zona Azul Digital Recife ou, ainda, pelos pontos de venda disponíveis no comércio local. É preciso estar atento, ainda, para ativação das vagas de cinco horas e, também, para o posicionamento do veículo a 180 ou a 90 graus da calçada. Além das vagas comuns, foram reservadas vagas para pessoas idosas e com deficiência, atendendo às exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Categoria de Artigo