Logo PCR

CTTU implanta vagas de Zona Azul no bairro do Derby

21.08.19 - 16H13
CTTU implanta vagas de Zona Azul no bairro do Derby

Foto: Antônio Tenório / PCR

Ao todo, cerca de 230 vagas de estacionamento rotativo serão regulamentadas nas vias do entorno da Praça do Derby

 

Com o intuito de garantir a rotatividade das vagas de estacionamento disponibilizadas no espaço público, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará novas vagas de Zona Azul no bairro do Derby, na área central da cidade. A partir da próxima segunda-feira (26), cerca de 230 vagas rotativas serão regulamentadas com o tempo de 5 horas de permanência. As vagas serão distribuídas nas duas vias da Praça do Derby, que vão da via local da Avenida Governador Agamenon Magalhães até a Rua Jener de Souza. As ruas Barão de Goiana, Baixa Verde, Jornalista Paulo Bitencourt e Feliciano Gomes também serão contempladas.

Das 230 vagas de estacionamento rotativo, 5% serão destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiência, atendendo as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As vagas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Para regulamentar a ação, a CTTU irá implantar de toda a sinalização horizontal e vertical das vias envolvidas.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, ressalta que a iniciativa contribui para a melhoria da mobilidade na área, onda há grande procura de estacionamentos. “É importante destacar espaços para vagas de Zona Azul no entorno da Praça do Derby porque é uma área de grande movimentação comercial e de interesse público. A CTTU tem implantado os estacionamentos rotativos para que os cidadãos possam realizar suas atividades, estacionando os carros em locais adequados sem comprometer a segurança viária do cidadão”, diz.

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. A ativação das vagas podem ser realizadas por meio do aplicativo Zona Azul Digital, ou pelos pontos de vendas físicos existentes na cidade. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.  

Categoria de Artigo