CTTU intensifica fiscalização para coibir rachas de moto e alcoolemia na Zona Sul

11.11.22 - 14H37
Equipes com agentes de trânsito formaram blitze para fiscalizar possíveis irregularidades de motociclistas.

Para garantir mais segurança viária aos motociclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, nesta quinta-feira (10), blitze de fiscalização contra práticas como racha e alcoolemia na Zona Sul da cidade. A operação foi feita em parceria com a Polícia Militar e faz parte do Programa Piloto Seguro, que une ações de fiscalização de trânsito, engenharia, educação e gestão de dados. Durante a operação, os agentes de trânsito utilizam cones para induzir a redução de velocidade e, com isso, evitar as práticas de racha.

De acordo com o Relatório Preliminar de Vítimas Fatais de Sinistros de Trânsito - Recife 2021, os motociclistas representam 34% dos óbitos no trânsito do Recife. Dados colhidos no atendimento ao cidadão - tanto pelo teleatendimento, quanto pelas redes sociais - indicam denúncias de rachas na área sul da cidade. As equipes de fiscalização mapeiam as práticas e realizam blitze com o objetivo de evitar que esses eventos aconteçam. "Quando observamos os dados estatísticos, percebemos a necessidade de fiscalização com o objetivo de conscientizar os condutores de que o excesso de velocidade é o principal fator de risco para agravar e causar sinistros de trânsito. É essencial que as pessoas cheguem aos seus destinos em segurança e por isso estamos com a equipe empenhada nesse trabalho", explica o gerente geral de operação e fiscalização, Nilton Prazeres.

As equipes de operação e fiscalização atuam 24h por dia coibindo as infrações de trânsito por meio de blitze educativas e de fiscalização. Os agentes de trânsito são dispostos em pontos fixos ou em viaturas e, ainda, na Central de Operações de Trânsito (COT) com as câmeras de videomonitoramento. O mapeamento dos locais que terão blitze ou rondas é feito tanto pela intensidade do fluxo de veículos, quanto pelas denúncias dos cidadãos feitas pelo teleatendimento, gratuito e 24h no número 0800.081.1078 ou, ainda, pelo twitter @CTTU_Recife.

As políticas públicas de fiscalização de trânsito, somadas às de infraestrutura viária, de educação e de gestão de dados, demonstram um aumento da segurança viária no Recife. Entre 2016 e 2021, o Recife reduziu em 36,4% o número de mortes no trânsito. Além disso, em pesquisa realizada pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), em parceria com a Universidade Johns Hopkins e com a Universidade do Ceará, identificou-se que o Recifense tem acelerado menos. Na primeira rodada da pesquisa, em 2020, observou-se que o excesso de velocidade era, em média 37% nas vias analisadas. Em 2021, o número caiu para 30%, o que revela um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada no local.

PROGRAMA PILOTO SEGURO - Lançado em 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019. De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito - educação, engenharia e fiscalização - para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.

Fotos: Cortesia.