CTTU monta esquemas de trânsito para eventos da Semana Santa, jogo de futebol e outras programações

17.04.19 - 11H51
Ao todo, mais de 140 profissionais foram destacados para auxiliar condutores e pedestres na segurança viária e mobilidade

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), montou esquemas especiais de trânsito para os eventos deste feriadão. As programações incluem diversas encenações da Paixão de Cristo, assim como outras atividades culturais e, no domingo (20), uma partida de futebol. Ao todo, mais de 140 profissionais, entre agentes de trânsito e orientadores, vão acompanhar os eventos para garantir a mobilidade e a segurança viária. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão 24 horas monitorando os principais corredores viários. A CTTU poderá ser acionada durante todo o feriado para qualquer emergência de trânsito através do teleatendimento gratuito, que também funciona 24 horas, no número 0800.081.1078. Confira a programação do feriadão:

Para encenação da Paixão de Cristo no Marco Zero, haverá um esquema especial de trânsito até o domingo (21), para ensaios e apresentações. A operação será das 18h às 0h. Para monitorar a circulação de veículos no local e garantir a segurança viária durante o espetáculo, a Avenida Alfredo Lisboa ficará fechada para o tráfego de veículos a partir da Ponte Ponte Giratória até a altura da Avenida Barbosa Lima Sobrinho. Por isso, os condutores oriundos da Zona Sul que desejarem acessar o Bairro do Recife poderão realizar o desvio pela Avenida Martins de Barros, seguir pela Ponte Buarque de Macedo e entrar na Rua Madre de Deus. A expectativa é que, diariamente, as interdições sejam desfeitas após a dispersão do público, prevista para acontecer a 0h. A CTTU também vai montar um ponto de monitoramento e de orientação dos condutores e pedestres no cruzamento da Avenida Cais do Apolo com a Avenida Rio Branco. Os motoristas devem evitar trafegar pela área para evitar maiores transtornos.

Para acompanhar a Paixão de Cristo de Casa Amarela, desde a quinta-feira (18) até o sábado (20), das 18h às 0h, equipes da CTTU estarão dispostas nas proximidades do Sítio Trindade e na Estada do Encanamento para orientar o trânsito no local. A circulação não mudará em nada, entretanto, espera-se um aumento no fluxo de veículos e, por isso, agentes da CTTU foram destacados para garantir a mobilidade no local.

Na sexta-feira (19), acontecerá a encenação da Via Sacra no bairro de Afogados. Os fiéis sairão da Matriz Nossa Senhora dos Remédios, na Estrada dos Remédios, e seguirão pelas ruas Padre Teófilo Tworz, Cosme Viana, Estrada do Bongi e, novamente, Estrada dos Remédios. A programação começará às 15h e os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão desfeitos com a passagem do público. Também na sexta-feira (19) acontecerá a Via Sacra Pública no bairro de Casa Forte. Os fiéis sairão da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e percorrerão a Praça de Casa Forte. O evento acontecerá às 16h e contará com apoio da CTTU para garantir a segurança viária e a mobilidade no local.

No domingo (21), acontecerá a Corrida Tiradentes a partir das 7h30. Equipes da CTTU vão acompanhar parte do percurso, onde é jurisdição da Autarquia, para garantir a segurança viária dos atletas e orientar os condutores. Os bloqueios serão itinerantes. Confira o percurso: Os atletas sairão do Corpo de Bombeiros, na BR 232, seguirão pela BR 408 e vão para Rua Professor Carlos Drummond de Andrade, onde a CTTU começará a acompanhar. Depois disso, os atletas seguirão pela Avenida Professor Antônio Pereira e Rua Doutor George William Butler para voltar à BR 232 e finalizar a corrida no Corpo de Bombeiros.

Ainda no domingo (21) acontecerá o clássico das emoções entre Sport e Náutico no bairro da Ilha do Retiro, às 16h. A operação terá início às 13h e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe de agentes de trânsito dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 19h. Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua do Paissandú. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH), respectivamente.