CTTU monta esquemas de trânsito para eventos neste fim de semana

10.05.19 - 14H43
CTTU monta esquemas de trânsito para eventos neste fim de semana

Ao todo, cerca de 200 agentes e orientadores de trânsito acompanharão as programações

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para o 25º Festival Nacional da Seresta e, também, para as partidas de futebol que acontecerão neste fim de semana. Ao todo, cerca de 200 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, estarão escalados acompanhando os eventos para garantir a mobilidade e a segurança viária de pedestres e condutores. Além disso, a Central de Operação de Trânsito (COT) estará de plantão 24h, monitorando os principais corredores viários da cidade.

Desde a quarta-feira (8), a operação de trânsito para o 25º Festival Nacional da Seresta está funcionando, diariamente, das 18h às 4h. O esquema será montado até o sábado (11), quando se encerram as atividades. Com o intuito de garantir a segurança viária, será proibida a circulação de veículos em todo o entorno da Torre Malakoff, a exemplo dos cruzamentos da Rua do Observatório x Rua do Brum; Rua do Bom Jesus x Praça Arsenal da Marinha; Rua da Guia x Rua Barão Rodrigues Mendes; Avenida Barbosa Lima x Rua Domingos José Martins. É importante destacar que o estacionamento será proibido em todo o entorno da Praça do Arsenal, entre as 18h e às 4h. A medida preventiva visa dar livre circulação ao público que vai comparecer ao festival.

Para o jogo entre Sport e Figueirense, que acontecerá no sábado (11), às 16h30, na Ilha do Retiro, a operação da CTTU terá início às 13h30 e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe de 20 agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 19h30. Pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandú serão monitorados. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade. 

Já para o jogo entre o Náutico e Ferroviário, que acontecerá no domingo (12), às 18h, no bairro dos Aflitos, a operação terá início às 15h e será montada no entorno do Estádio Eládio de Barros Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Ao todo, uma equipe com 18 agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, irá monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 21h. Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Av. Santos Dumont e, neste caso, o fluxo de veículos da Av. Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo, pois a oferta de vagas de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o motorista que tiver o carro flagrado em local irregular corre o risco de receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH) e de ter o veículo rebocado.

Categoria de Artigo