CTTU prepara esquema de trânsito para futebol e blocos de carnaval neste fim de semana

28.02.20 - 14H26
CTTU prepara esquema de trânsito para futebol e blocos de carnaval neste fim de semana

Agentes e orientadores de trânsito irão acompanhar três blocos, além das partidas de futebol que acontecem na Ilha do Retiro e Arruda, no sábado (29) e domingo (1º), respectivamente 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de trânsito para garantir a mobilidade dos cidadãos durante os eventos deste fim de semana, que incluem jogos de futebol e blocos carnavalescos. Agentes da CTTU estarão de plantão na Central de Operações de Trânsito (COT) monitorando os principais corredores viários da cidade e, além disso, cerca de 65 agentes e orientadores de trânsito acompanharão os eventos para prestar orientações aos condutores e pedestres e, assim, contribuir com a segurança viária. Os condutores devem estar atentos aos locais dos eventos e à sinalização. Confira os detalhes:

JOGOS – No sábado (29), às 16h o Sport enfrentará Afogados, no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, na Ilha do Retiro. A operação da CTTU terá início a partir das 13h e tem previsão de término às 19h. A equipe ficará disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas para monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público. Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade.

No domingo (1º), às 16h, a disputa será entre o Náutico e Santa Cruz, no Estádio José do Rêgo Maciel, no bairro do Arruda. As operações de interdição e monitoramento da área também terão início às 13h e vão contar com uma equipe de agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas. A CTTU fará interdições nas principais vias de acesso ao estádio, como a Rua das Moças, a Avenida Professor José dos Anjos, no trecho compreendido entre a Rua Petronila Botelho e a Avenida Beberibe. Também serão montados pontos de monitoramento nas vias do entorno do estádio e, em caso de necessidade, os agentes de trânsito poderão ampliar os bloqueios na região. A ação deve acontecer até as 19h, horário previsto para a dispersão total do público.

BLOCOS DE CARNAVAL – Na Zona Norte da cidade, os foliões se despedem do carnaval com o Bloco da Ressaca, entre as 13h30 e 18h deste domingo (1º), no bairro do Vasco da Gama. A saída será da Rua Vasco da Gama, seguindo pela Avenida Norte, Rua da Harmonia, Estrada do Arraial e encerrando na Rua Padre Lemos. Nas vias onde o bloco passar, os bloqueios serão itinerantes, aqueles que são feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

Também no domingo (1º), o bairro de Afogados recebe o bloco A Pipa Pirou, entre as 10h e 17h. Para garantir a segurança viária na folia, a CTTU fará bloqueios itinerantes em todo o percurso, que passará pela Estrada dos Remédios, Estrada do Bongi, Rua Cosme Viana e Rua Coronel Alfredo Duarte.

Ainda no domingo (1º), haverá o Bloco Todos São Maestros, no bairro de Água Fria, a partir das 15h, que também contará com apoio dos agentes de trânsito fazendo bloqueios itinerantes. O público sairá do Córrego Pastor Benoby Carvalho e seguirá pelo Córrego Antônio Rodrigues, Córrego Pastor Benoby Carvalho (novamente), Córrego Visconde Sabugosa, Largo da Bomba do Hemetério e volta ao Córrego Pastor Benoby. A folia está prevista para terminar às 19h.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Categoria de Artigo