CTTU prepara esquemas especiais de trânsito para futebol e outros eventos neste fim de semana

22.03.19 - 14H27
CTTU prepara esquemas especiais de trânsito para futebol e outros eventos neste fim de semana
Ao todo, mais de 50 agentes estarão nas ruas especialmente para acompanhar os eventos para garantir a mobilidade e segurança viária

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou esquemas especiais de trânsito para os eventos que vão acontecer neste final de semana. Mais de 50 profissionais vão acompanhar os eventos e, além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará a postos 24h monitorando os principais corredores viários da cidade. As programações incluem partidas de futebol, passeio ciclístico e eventos artísticos, confira:

No sábado (23), acontecerá a partida entre o Náutico e Altos do Piauí, às 18h, no Estádio Eládio de Barros Carvalho, no bairro dos Aflitos. Uma equipe com agentes de trânsito irá monitorar o entorno do Estádio a partir das 15h até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 21h. Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Av. Santos Dumont e, neste caso, o fluxo de veículos da Av. Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

Ainda no sábado, o evento Downtown Rock Festival vai fechar a Rua Vigário Tenório, na altura do cruzamento com a Rua da Assembléia, a partir das 6h. Para acessar a Av. Alfredo Lisboa, o condutor deve retornar pela Rua Mariz e Barros, Avenida Marquês de Olinda e, finalmente, Rua Madre de Deus. Além disso, das 8h às 23h, a Rua da Guia estará interditada para o Sarau das Artes, a partir da imediação com a Avenida Barbosa Lima. A Rua do Apolo é uma alternativa para acessar as ruas Barão Rodrigues Mendes e do Observatório.

No domingo (24), a previsão é de que a partida seja entre o Sport e Petrolina, a depender da decisão dos responsáveis pelo Campeonato Pernambucano. Se houver jogo, a CTTU vai iniciar a operação às 13h no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho, na Ilha do Retiro, com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe de agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas, foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 19h.

Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade.

Uma Festa Judaica acontece também no domingo e, para isso, toda Rua do Bom Jesus será fechada das 8h às 20h. A Avenida Barbosa Lima poderá ser acessada pela Avenida Cais do Apolo. Além disso, acontecerá o Passeio Ciclístico Caminho das Águas, a partir das 8h, no Marco Zero. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, montados e desfeitos conforme a passagem do público. Os ciclistas sairão do Marco Zero e seguirá pela Avenida Alfredo Lisboa, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Rua dos Palmares, Avenida Cruz Cabugá e cruzará o Parque Treze de Maio, retornando pela Rua Princesa Isabel e seguindo pela Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Ponte Velha, Rua José Mariano, Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, novamente na Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Ponte Giratória e, finalmente, Avenida Alfredo Lisboa para o término no Marco Zero.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o cidadão a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH). 

Categoria de Artigo