CTTU realiza formação em educação para o trânsito com professores da Rede Municipal

05.08.21 - 16H02
Ao todo, 120 docentes receberam informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro e a política de mobilidade urbana no Recife

Para ramificar a educação para o trânsito em todos os ambientes da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Secretaria de Educação, realizou, nesta quinta-feira (5), uma formação com 120 professores da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, os docentes receberam orientações sobre boas práticas na política de mobilidade urbana e tiveram acesso a metodologias de ensino de educação para o trânsito.

Na ocasião, foram apresentados conteúdos sobre a importância da segurança viária, já que de acordo com o DataSUS, são cerca de 33 mil mortes no trânsito por ano em todo país e, para cada morte, são cerca de 7 internações em UTIs, o que sobrecarrega o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os professores tiveram acesso a informações sobre os benefícios da mobilidade ativa - como se locomover de bicicleta ou mesmo ir a pé -, que são maneiras mais sustentáveis e mais saudáveis para se locomover, trazendo benefícios para o cidadão e para a sociedade.

O treinamento foi oferecido em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), de forma online e contou com a participação da presidente da CTTU, Taciana Ferreira. "Os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife sempre foram grandes aliados na educação para o trânsito porque são um dos nossos principais multiplicadores, já que são referências para as nossas crianças. Então se aproximar desse público é essencial para que o órgão de trânsito invista em uma política de mobilidade focada no respeito, não apenas para agora, mas também pensando nos condutores do futuro", destaca a gestora.

“A gente pode destacar também que, através do pequeno cidadão, todas essas normas e orientações chegam na casa da população, pois são os pequenos que, muitas vezes, alertam os pais com relação a atravessar na faixa, a respeitar o limite de velocidade e uma série de outras coisas. Então, a possibilidade dos professores receberem essa formação vai além da educação, pois é uma iniciativa importante não apenas para o âmbito profissional, mas o pessoal também. Além disso, a abordagem da temática de maneira pedagógica em sala de aula faz com que o Programa de Educação para o Trânsito, da Prefeitura do Recife, ganhe corpo com ações práticas e incentive cada vez mais as crianças com estas práticas. É de pequeno que a gente educa”, pontua a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Juliana Guedes.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como os pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações cada vez mais integradas entre fiscalização, desenho urbano e comunicação, levando ao cidadão a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salvam vidas. Além disso, já foram realizadas diversas parcerias com empresas públicas ou privadas como a da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, SAMU Recife, ifood, Abraciclo, agregando várias organizações para promover a segurança viária, que é uma responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos.