12.03.20 - 14H29
CTTU realiza intervenções viárias para melhorar fluxo na Avenida Norte

Principal objetivo da ação é dar mais fluidez no trânsito desse importante corredor de transporte público

Para dar mais fluidez ao trânsito na Avenida Norte, nas proximidades do bairro de Casa Amarela, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implanta duas intervenções viárias, que começam a valer neste sábado (14). As ações têm o objetivo de eliminar um tempo de semáforo na altura do Córrego do Bartolomeu e do Largo Dom Luiz e, dessa forma, dar mais fluidez ao trânsito da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, que é um grande corredor viário de transporte público, obtendo a diminuição no tempo de deslocamento.

Com a mudança, os condutores que estiverem na Avenida Norte sentido centro e desejarem acessar o Córrego do Bartolomeu, deverão, antecipadamente, girar à direta na Rua da Harmonia, à esquerda na Rua Oscar Pinto e novamente à esquerda na Rua Bela Vista. Para viabilizar esse movimento, será implantada mão única em trecho das ruas Oscar Pinto e Bela Vista além de um novo semáforo no cruzamento com a Avenida Norte. Haverá uma inversão de sentido na Rua Deputado Mário Monteiro. Dessa forma, os condutores oriundos do bairro de Casa Amarela que utilizam a Rua da Harmonia deverão dobrar à direita na Rua Oscar Pinto para acessar a Avenida Norte. Além disso, a nova circulação vai melhorar a fluidez da saída do Córrego do Bartolomeu.

CTTU realiza intervenções viárias para melhorar fluxo na Avenida Norte

As mudanças no bairro do Vasco da Gama diminuem um tempo do semáforo localizado no cruzamento entre a Avenida Norte e o Largo Dom Luiz, assim, os condutores oriundos do bairro de Casa Amarela, que antes cruzavam a Avenida Norte para o Largo Dom Luiz, deverão agora utilizar as ruas Xavantes e Oscar de Barros para acessar a Avenida Norte, onde será implantado um novo semáforo, o que permitirá também o retorno ao subúrbio. Para viabilizar a intervenção será implantado sentido único em trecho da Rua Pedro Allain, que circulará no sentido da Rua Xavantes, e em trecho da Rua Oscar de Barros, que circulará  no sentido Avenida Norte.

A implantação dos novos semáforos, entretanto, não aumentará no tempo de deslocamento na Avenida Norte, já que o tempo de verde será sincronizado com o do cruzamento anterior. Estima-se que os condutores dessas regiões terão uma diminuição no tempo de deslocamento após as intervenções.

Taciana Ferreira destaca a importância desta intervenção. “Com essa intervenção, vamos garantir mais qualidade de vida para os usuários da região. Essa é mais uma intervenção que estamos fazendo na Avenida Norte, que é uma das principais vias da cidade, um grande corredor de transporte público e influencia no trânsito de toda a Zona Norte”, explica a gestora.

PEDESTRES – A mudança também trará melhorias para os pedestres com implantação de novas travessias e manutenção de travessias já existentes. Na imediação do Córrego do Bartolomeu, serão implantadas cinco novas faixas de pedestres e dez serão requalificadas. Já na imediação do Largo Dom Luiz serão implantadas 13 novas faixas de pedestres e serão feitas manutenção de outras oito.

AVENIDA NORTE - Esta é a quinta intervenção de trânsito feita na Avenida Norte desde 2017 e, juntas, melhoram a mobilidade na via e em toda a cidade. Áreas próximas em Santo Amaro e Encruzilhada já receberam mudanças de circulação que envolveram a Avenida Norte. Além disso, em toda a cidade, a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano  (CTTU) tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde o início da gestão, em 2013, já são 150 modificações em toda a cidade.