CTTU usa painel móvel para educação no trânsito

02.07.19 - 15H24
CTTU usa painel móvel para educação no trânsito

FOTOS: Andréa Rêgo Barros/PCR

O equipamento atua na orientação viária para melhoria da mobilidade

Com o intuito de oferecer ao recifense mais um instrumento de orientação e educação para o trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), passa a utilizar nas vias municipais o Painel de Mensagens Variáveis (PMV) móvel. São dois equipamentos que exibem mensagens eletrônicas com luzes de LED e que funcionam por meio de energia solar. 

Os painéis têm como objetivo auxiliar na orientação aos condutores, pedestres e ciclistas, exibindo mensagens dinâmicas, diretas e atualizadas para melhor orientar a população. As mensagens são previamente programadas pela equipe técnica para serem exibidas, principalmente, em situações de duas naturezas: educativas, para reforçar a segurança viária; ou orientativas, para controle de tráfego em determinadas situações. 

Moderno e integrado ao ambiente urbano, o painel eletrônico pode ser transportado e disposto temporariamente nas ruas do Recife. O equipamento segue as normas estabelecidas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e deve ser instalado de forma que não dificulte a mobilidade ou comprometa a segurança viária. 

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, esta é mais uma iniciativa do órgão na contribuição para a educação para o trânsito. “As mensagens também têm o objetivo de reforçar às leis de trânsito, auxiliando na garantia da mobilidade segura a todos”, destacou.

Atualmente, os dispositivos estão instalados na Avenida Governador Agamenon Magalhães, próximo à Praça do Derby e na Avenida Caxangá, nas proximidades do Caxangá Golf & Country Club. Inicialmente, a intenção é que permaneçam pelo menos uma semana em cada local decidido previamente pela equipe responsável. Sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. 

MODERNIZAÇÃO – A CTTU tem investido massivamente em ações que modernizem os serviços realizado pelo órgão para os cidadãos, como o agendamento online pelo site para serviços de retirada de credenciais de estacionamento especial, recursos de infrações e credenciamento anual de taxistas, como intuito de reduzir o tempo de espera do cidadão. Ainda no mês de julho, foram distribuídos 200 smartphones para auxiliar no serviço dos agentes de trânsito. Além disso, a CTTU iniciou, desde 1º de julho, a operação da Zona Azul Digital, que proporciona autonomia para os usuários ativarem as vagas rotativas por meio de aplicativo de celular.

Categoria de Artigo