Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Respeito no trânsito salva vidas. A mensagem, que protagoniza a campanha da Prefeitura do Recife para o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, renova o compromisso da cidade em proteger todos os atores da mobilidade. Em 2021, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, realizou, no dia 22 de novembro, um evento para relembrar as vítimas fatais de 2020. Também foram reconhecidos os profissionais que exercem a missão de salvar vidas, seja de forma preventiva, com os agentes de trânsito na promoção de segurança viária, ou no socorro, com os profissionais do Sistema de Atendimento Móvel de Urguência (SAMU).

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (WDR na sigla em inglês) é celebrado no terceiro domingo de novembro há 25 anos. Desde 2005, a data foi adotada pela Assembleia Geral da ONU como forma de lançar luz sobre a importância da valorização da vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinistros de trânsito são a oitava causa de morte para pessoas de todas as idades.

>> Assista ao depoimento de Thiago Saúde, vítima de um sinistro de trânsito grave após a combinação de dois fatores de risco: álcool e excesso de velocidade. Ao longo dos últimos 21 anos, desde que capotou com o carro e sofreu lesões na coluna, ele somou mudanças positivas de comportamento, resultado de muito aprendizado. Hoje, o pernambucano atua como educador e palestrante sobre segurança viária. Confira: