Domingo de eleições contará com gratuidade para transportes complementares do Recife

25.10.22 - 15H12

Prefeitura do Recife atende à medida do Supremo Tribunal Federal (STF), que dava aos municípios a possibilidade de oferecer a gratuidade durante o segundo turno das eleições

Para garantir a mobilidade de todas as pessoas durante o domingo eleitoral (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), acatou a medida do Supremo Tribunal Federal para conceder a gratuidade de passagens no que diz respeito aos transportes complementares do município. O benefício vai valer das 6h às 19h do domingo (30). Será necessário que o usuário utilize o cartão VEM para passar na catraca, mas o valor não será descontado. A decisão foi tomada nesta terça-feira (25), durante reunião do colegiado do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Além disso, durante o domingo eleitoral, o efetivo de agentes de trânsito será intensificado nos locais de maiores fluxos de pessoas devido à votação. Áreas como os bairros de São José, Casa Amarela, a Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício e Avenida Norte terão efetivo reforçado, além do videomonitoramento realizado por 24h na Central de Operações de Trânsito.

A CTTU orienta os cidadãos para que evitem utilizar carros particulares, uma vez que a demanda por estacionamento será maior. Ainda assim, para quem optar pelo carro, é importante que não estacione em local proibido para não comprometer a mobilidade nos locais de votação, nem colocar em risco a segurança viária de pedestres ou ciclistas. Espera-se um número maior de pedestres nas ruas se dirigindo aos locais de votação. Por isso, é importante que os condutores estejam atentos no respeito à travessia e ao limite máximo de velocidade nas vias. Além disso, os eleitores devem se programar para sair de casa com antecedência a fim de chegar em tempo aos locais de votação. Em caso de dúvidas ou ocorrências de trânsito, o cidadão pode acionar a CTTU diretamente pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO RECIFE - O transporte público nos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana é gerido pelo governo do Estado, através do Grande Recife Consórcio de Transportes. Sob gestão direta do município ficam apenas as linhas complementares que utilizam micro-ônibus. As linhas que compõem o Transporte Complementar foram criadas para fazer ligações entre bairros e áreas de difícil acesso, que não são atendidas pelo ônibus regulares.