Em Beberibe, novo projeto de circulação vai tornar área mais segura e com mais fluidez para transporte público

14.12.22 - 10H55
Em Beberibe, novo projeto de circulação vai tornar área mais segura e com mais fluidez para transporte público

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Mudanças vão acontecer no entorno da Praça da Convenção, na Zona Norte. O objetivo é diminuir os conflitos entre os veículos, garantir mais espaços para os pedestres e dar mais fluidez às 13 linhas de ônibus do local.


Para melhorar a fluidez do transporte público e aumentar a segurança viária de quem anda a pé no entorno da Praça da Convenção, em Beberibe, na Zona Norte, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará, a partir desta quinta-feira (15), um novo plano para a mobilidade da área. As mudanças envolvem, além da nova circulação, áreas de urbanismo tático para alargar calçadas e tornar as travessias mais seguras, o que pretende levar à redução de sinistros de trânsito e à maior fluidez do transporte público. Entre 2020 e 2021, foram registrados 25 sinistros de trânsito com vítima nessa área, o que é considerado um número alto e, por isso, foi realizado o estudo para intervenção.

Com a mudança, quem anda a pé será beneficiado com intervenções de aumento das calçadas com uso de urbanismo tático, uma técnica de baixo custo e rápida implantação para alargar os espaços de pedestres. Haverá, ainda, aumento nas oportunidades de travessias com mais faixas de pedestres. Os cruzamentos da Rua Compositor Vinícius de Morais serão tratados com estreitamento entre uma calçada e outra para tornar a travessia mais confortável e mais segura.

A nova circulação no entorno da Praça da Convenção levará benefício para fluidez de 13 linhas de ônibus que transitam na área. A partir da implantação do projeto, as vias no entorno da Praça da Convenção se tornarão sentido único. A Rua Compositor Vinícius de Morais será sentido único entre a Estrada de Águas Compridas e a Rua Márcia Mendes. A Avenida Hidelbrando de Vasconcelos será sentido único entre as ruas Compositor Vinícius de Morais e a Uriel de Holanda. A Rua Uriel de Holanda também será sentido único entre a Avenida Hidelbrando de Vasconcelos e a Praça da Convenção, de onde será proibido seguir em frente. Haverá, ainda, a eliminação do giro à esquerda de quem vem da Estrada de Águas Compridas para a Rua Compositor Vinícius de Morais, em direção ao Centro.

Quem vem da Estrada de Águas Compridas e deseja seguir para os bairros de Dois Unidos ou Linha do Tiro, deverá utilizar a Rua Compositor Vinícius de Morais para acessar a Avenida Hidelbrando Vasconcelos ou a Rua Uriel de Holanda. Quem vem da Estrada de Águas Compridas e deseja acessar a Avenida Beberibe em direção a Água Fria, continuará seguindo em frente pela Rua Uriel de Holanda. Quem vem do Recife pela Avenida Beberibe e deseja acessar os bairros de Dois Unidos e da Linha do Tiro, deverá passar pela Praça da Convenção e girar à esquerda na Rua Vinícius de Morais para acessar a Avenida Hidelbrando de Vasconcelos ou a Rua Uriel de Holanda. Os condutores que vêm de Olinda pela Estrada de Águas Compridas e desejam acessar a Cidade do Monteiro pela Rua Compositor Vinícius de Morais, deverão girar à direita na Rua Compositor Vinícius de Morais, acessar a Rua Uriel de Holanda e a Praça da Convenção.

Para ordenar a circulação ao longo dos cruzamentos da Rua Compositor Vinícius de Morais no sentido Recife, serão implantados dois trechos de sentido único de circulação:  O primeiro será entre a Praça da Convenção e Rua Portão do Gelo para seguir até a Rua Dalva de Oliveira no sentido Recife. O segundo trecho de sentido único será entre a Avenida Cidade do Monteiro até a Rua Dalva de Oliveira no sentido Praça da Convenção.

Categoria de Artigo