Emissão de credencial de estacionamento especial ganha mais um local entre os dias 14 e 25

11.10.19 - 12H48
Emissão de credencial de estacionamento especial ganha mais um local entre os dias 14 e 25
Ação realizada pela CTTU acontece no bairro da Tamarineira, onde serão emitidas credenciais para os moradores do Recife
 
Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), oferecerá um novo ponto para emissão de credencial de estacionamento especial entre os dias 14 e 25 de outubro, das 9h às 16h, no bairro da Tamarineira. A ação é fruto de uma parceria com a loja Ferreira Costa e beneficiará, além do público idoso, as pessoas com deficiência e gestantes. A ação tem como objetivo chamar a atenção para a segurança viária dessas pessoas e destacar a importância do respeito às vagas de estacionamento especial.

Para obter a credencial, o cidadão precisa ir até a Ferreira Costa munido de comprovante de residência (a CTTU é responsável por emitir apenas a credencial das pessoas domiciliadas no Recife), identidade, CPF (ou CNH válida) e laudo médico comprovando a deficiência ou a possível data do parto, no caso das gestantes. A credencial tem validade de 2 anos para pessoas maiores de 60 anos e para pessoas cuja deficiência é permanente. Já as pessoas com deficiência temporária e gestantes terão a credencial válida de acordo com as informações contidas no laudo médico.

A CTTU espera atender até 100 pessoas por dia nesta ação. Uma vez que o serviço não terá agendamento prévio, o cidadão deve ficar atento ao horário do atendimento, que será realizado por ordem de chegada. Para aqueles que irão emitir a credencial pela primeira vez, os atendentes estarão aptos a realizar o pré-credenciamento. Por isso, é preciso estar munido dos documentos necessários. Para os idosos que pretendem renovar a credencial, é preciso levar a credencial antiga. Também é importante observar a data de vencimento, pois o documento só é emitido pelo sistema com nova data após o prazo determinado. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a ação é importante para mostrar a valorização desse público. "Essa ação tem o objetivo de incentivar o público que tem direito ao uso de vagas de estacionamento especial a fazer a sua credencial para utilizar o benefício devidamente. Destacamos, ainda, a necessidade de respeitar as vagas de estacionamento especial para garantir uma mobilidade segura a quem mais precisa", diz a gestora.

AGENDAMENTO - É importante ressaltar que, para ação na Ferreira Costa, não será necessário o agendamento. No entanto, caso o cidadão deseje ser atendido nos demais pontos disponíveis, como a sede da CTTU e os postos de atendimento do Detran/PE nos shopping Tacaruna e Recife, o agendamento e o credenciamento prévios são obrigatórios e devem ser realizados através do site da CTTU (cttu.recife.pe.gov.br). No Recife, os serviços de emissão de credencial de estacionamento especial para idosos, pessoas com deficiência e grávidas residentes no município ganharam reforços e melhorias, principalmente no que diz respeito à otimização e descentralização do atendimento a esses cidadãos. Foi implantado, desde 2016, o Sistema CREES para cadastramento via web dos usuários para a Credencial de Estacionamento Especial com pré-agendamento para o atendimento. Em três anos com o novo sistema, já foram emitidas mais de 40 mil credenciais.
 
Serviço:

O quê: Emissão de credencial de estacionamento especial na Ferreira Costa
Local: 
Home Center Ferreira Costa, 1º andar. Rua Cônego Barata, número 275, bairro da Tamarineira
Data/hora: de 14 a 25 de outubro, das 9h às 16h

Documentos necessários:

*Idoso
- RG;
- CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
- Para receber o benefício da gratuidade no uso das vagas de Zona Azul (vagas rotativas em área pública no Recife): cópia e original de documento do veículo (CRLV) regularizado e em nome de pessoa física;
- Em caso de renovação, é preciso levar a credencial antiga.

*Pessoa com deficiência, pessoa com mobilidade reduzida e gestantes
- RG;
- CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
- Laudo médico (no caso de gestantes, o documento deve conter a data prevista do parto).
Categoria de Artigo