Heróis da Liga da CTTU ensinam as crianças como salvar vidas no trânsito

22.09.23 - 10H25
Heróis da Liga da CTTU ensinam as crianças como salvar vidas no trânsito

Fotos: Hélia Scheppa/PCR

Programação com atividades lúdicas vai fomentar o respeito aos ciclistas e pedestres, que são os mais frágeis nas vias. As ações serão intensificadas durante a Semana de Mobilidade do Recife

Brincadeiras, jogos e muita diversão marcaram a abertura da Semana de Mobilidade do Recife, nesta segunda-feira (18). Artistas educadores da Liga da CTTU iniciaram a programação nas escolas e nas ruas do Recife para levar a mensagem de respeito às leis de trânsito, especialmente com a temática de direitos de pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito. A programação começou com a Escola Solar da Criança, no bairro das Graças, vai atender outras 15 instituições de ensino até o final do mês. A Semana da Mobilidade do Recife vai até a sexta-feira (22).

Nas atividades, a Liga da CTTU colocou as crianças para brincar em um tapete que simula um grande tabuleiro no qual os pequenos são os próprios pinos, o desafio é responder perguntas relacionadas a condutas seguras no trânsito, quem mais avançar, vence o jogo. Músicas com conteúdos do código de trânsito, materiais impressos educativos, peças teatrais também são produtos utilizados, a depender do perfil e idade das turmas.

Somente em 2022, a Liga da CTTU realizou ações com mais de 15 mil pessoas apenas no público escolar. Os heróis Justina, Amarelinho e Pedalita, que representam uma agente de trânsito, um orientador e uma ciclista, respectivamente, tentam salvar vidas no trânsito do Recife, enquanto os vilões Sinistro e Zuada, que representam condutores infratores do Código de Trânsito, representam um risco constante na cidade.

“A educação para o trânsito é essencial para a mudança de comportamento e estamos nas escolas intensificando ações que já são feitas todo o ano para construir, junto com os estudantes, um trânsito saudável. O que queremos é formar cidadãos com atitudes responsáveis e que salvam vidas. É um trabalho difícil porque demanda construir uma cultura de respeito, mas acreditamos que o Recife tem avançado nesse sentido”, explica a gestora de educação para o trânsito, Marcela Assis.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA SEMANA DE MOBILIDADE - As ações de educação para o trânsito têm o objetivo de mudar o comportamento dos cidadãos e trazer mais respeito no espaço viário. Dessa forma, temáticas como o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, o respeito aos meios de transportes ativos e, ainda, os diversos fatores de riscos de sinistros de trânsito serão trabalhados durante a programação da Semana de Mobilidade do Recife. As ações envolvem eventos em escolas, atividades lúdicas nas ruas, campanhas e ações integradas com as equipes de fiscalização de trânsito, levando a mesma mensagem aos condutores: a de que proteger a vida deve ser uma prioridade.