CTTU participa de treinamento sobre métricas nas áreas de intervenções viárias

12.08.22 - 15H39
CTTU participa de treinamento sobre métricas nas áreas de intervenções viárias

Encontro foi realizado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI), parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Para aprimorar a qualidade dos projetos de mobilidade implantados no Recife, engenheiros e arquitetos da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) receberam um treinamento da Global Designing Cities Initiative (GDCI), organização de referência em mobilidade urbana em todo o mundo, parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (12).

Na ocasião, o debate girou em torno da necessidade de pesquisa volumétrica nas áreas de intervenções antes e depois da implantação dos projetos. A coordenadora local no Brasil da GDCI, Beatriz Rodrigues, destacou que as pesquisas são necessárias na própria construção das propostas de intervenções. "O objetivo das intervenções é identificar os usuários mais vulneráveis e construir um projeto para atendê-los de forma que leve mais segurança viária ao local. Dessa forma, as métricas de projetos são ferramentas essenciais, tanto para justificar a implantação dos projetos e definir as prioridades de cada área, quanto para contar a história do projeto e destacar os elementos de sucesso", disse. 

As coletas de métricas já são utilizadas pelos técnicos da CTTU para realizar intervenções de segurança viária e democratização do espaço público. Na Rua da Palma, por exemplo, identificou-se, inicialmente, que 60% das pessoas do local eram pedestres, mas apenas 40% do espaço era destinado a esse público. Dessa forma, o espaço viário foi invertido: 40% para os carros e os pedestres passaram a contar com 60% da via, diminuindo as incidências de pessoas caminhando no leito viário e de crianças sendo carregadas pelos responsáveis. 

SOBRE A INICIATIVA BLOOMBERG DE SEGURANÇA VIÁRIA GLOBAL - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Categoria de Artigo